Facchini

Randon New R

Governo avalia aumentar impostos sobre o óleo diesel; preço na bomba pode subir

Afim de cumprir a meta fiscal de 2017 o Governo Federal avalia uma elevação significativo de PIS/Cofins sobre o óleo diesel. Segundo a área técnica do governo, o aumento é a alternativa mais viável para o cumprimento da meta.
O presidente Michel Temer  prometeu não aumentar a carga tributária no seu governo. No entanto, a alta de tributos está na mesa de discussão da equipe econômica como uma das opções para ajudar a tapar o buraco de R$ 40 bilhões nas contas do governo. É o que falta de receita para fechar o Orçamento dentro da meta fiscal, que prevê déficit de R$ 139 bilhões nas contas.
Segundo o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, somente na próxima semana será anunciado o relatório de receitas e despesas e consequentemente a necessidade ou não de aumento de impostos. 
O aumento de PIS e Cofins sobre combustíveis é visto como a alternativa mais viável porque poderá ser feito por decreto, evitando assim discussões no Congresso neste momento conturbado do cenário político brasileiro.
Caso o aumento seja decretado o reflexo poderá ser imediato nas bombas, elevando ainda mais o preço do óleo diesel, que vem sendo um dos custos mais elevados atualmente no setor de transportes. 

Gasolina
Segundo informações, a elevação de PIS/Cofins sobre a gasolina também está sendo estudada, pelos mesmos motivos descritos anteriormente, se aprovado entrará em vigor junto com a elevação no óleo diesel. 

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Jornal Estado de Minas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA