Facchini

Randon New R

Defasagem do frete rodoviário chega a 24,83%

Uma pesquisa nacional realizada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em colaboração com a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) revelou dados alarmantes sobre a situação econômica do transporte rodoviário de cargas no Brasil. 
Destaca-se na pesquisa uma queda significativa no faturamento do setor. Em 84% das empresas pesquisadas, o faturamento de 2016 caiu em média 19,13%. A queda maior foi para as empresas de lotação, nas quais atingiu 87% delas.
Dentre os fatores que contribuíram para a queda no faturamento estão, o aumento nos custos (salários 8,72%, combustível 4,25%, despesas administrativas 9,20%, manutenção 6,58%, veículo 5,61%, e a lavagem 8,40%), a redução drástica do volume de carga, provocada pela grande recessão dos últimos dois anos, quando a queda do PIB deverá ultrapassar a casa dos 7%. E por fim o grave aumento no roubo de cargas, o que obrigou as empresas a investir em soluções para combate a prática ou pelo menos minimizar o número de ocorrências. 
Além disso a pesquisa revela ainda que o crescente atraso no pagamento do frete (14,90% segundo a pesquisa) também afetou o faturamento das empresas de transporte.
Outro dado alarmante revelado pela pesquisa é a grave defasagem no valor do frete praticado atualmente. Em cargas de lotação a defasagem alcançou 24,83% e 11,77% em cargas fracionadas. 
Em nota, a NTC&Logística explicou que estas defasagens foram calculadas comparando-se os valores das planilhas referenciais de custos da própria entidade, que não incluem impostos e margem de lucro, com os fretes médios praticados pelas empresas pesquisadas.
Levando em consideração as margens estreitas de lucro praticadas pelas empresas, a NTC&Logística considera a situação vivida pelo transporte como insustentável. A entidade alerta ainda para um grave risco de um colapso no setor de transportes, que é uma atividade essencial para a economia e para a sociedade brasileiras. Segundo a nota a única forma de evitar essa situação é que seja feito de imprescindível e urgente um realinhamento dos fretes praticados, acompanhado da necessária cobrança dos demais componentes tarifários que compõem o transporte. 

Confira na íntegra o comunicado da NTC&Logística: CLIQUE AQUI

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA