Facchini

Volkswagen Truck & Bus encerra 2016 com crescimento nas vendas

O grupo Volkswagen Truck & Bus composto pelas empresas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, encerrou o ano de 2016 com um crescimento de 3% nas vendas globais em relação ao ano anterior. Ao longo do ano o grupo comercializou 184.000 veículos em todo o mundo. 
Segundo comunicado oficial, a MAN Truck e Bus foi responsável pela venda de 83.200 veículos, 5% a mais que no anterior. Já as vendas da Scania cresceram 6% em comparação com 2015, ao todo foram comercializados 81.350 caminhões e ônibus. Porém a divisão brasileira do grupo apresentou retração, segundo dados do grupo, a Volkswagen Caminhões e ônibus comercializou apenas 20.370 veículos, uma retração de 17% em relação a 2015. 
A grande retração no mercado latino-americano é justificada pela atual crise econômica vivenciada no continente, em especial no Brasil. Em contrapartida a recuperação econômica da Europa Ocidental contribuiu diretamente para o crescimento em 2016. Somente no continente europeu, o grupo Volkswagen Truck & Bus comercializou 165.810 veículos, crescimento de 2%. Destaque para a Itália, França e Holanda, países em que a comercialização foi maior. Na Europa Central e Oriental as vendas também apresentaram um crescimento significativo, cerca de 21% em relação a 2015. 
Tratando-se do mercado de ônibus, as marcas do grupo Volkswagen Truck & Bus registraram um aumento de 4% nas vendas em comparação com 2015, ao todo foram comercializadas 17.780 unidades.
"A crise no Brasil, Brexit na Europa e as difíceis condições no Oriente Médio fizeram 2016 um ano turbulento. Neste contexto, estamos muito satisfeitos com o aumento das vendas de unidades alcançado. Devemos este desempenho aos nossos excelentes produtos e uma equipe motivada e orientada para o cliente. Dessa forma, fomos capazes de mais do que compensarem as vendas suaves em alguns mercados através de sucessos de vendas em outros lugares.", comentou Andreas Renschler, diretor executivo da Volkswagen Truck & Bus e do membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG responsável por veículos comerciais.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA