Facchini

URGENTE: Protesto de transportadores de grãos é marcado para amanhã

Está previsto para acontecer amanhã em Rondonópolis, Mato Grosso, uma paralisação de transportadores de grãos. A manifestação organizada pelo Movimento dos Transportadores de Grãos (MTG) está marcada para começar as 6 horas da manhã na BR-364, próximo aos postos Masut Trevão e Esplanada. 
Segundo o MTG somente caminhões que transportam grãos serão abordados e convocados para aderirem a manifestação, os demais veículos serão liberados para seguirem viagem. O movimento conta ainda com a colaboração de todos caminhoneiros autônomos, empregados e empresários ligados ao transporte de grãos. 
A manifestação pacífica tem como objetivo pressionar os tradings afim de aceitarem uma negociação do valor do frete praticado atualmente. A implantação e aplicação de uma tabela de preços mínimos para o frete é visto como uma das poucas soluções para a crise vivenciada pelo setor de transportes. 
O empresário e integrante do movimento, Gilson Baitaca, relevou que várias tentativas de negociação com os tradings ocorreram, mas a resposta obtida é de que a criação e aplicação de uma tabela é inconstitucional. Segundo Baitaca, o objetivo é estabelecer um piso mínimo para o frete por meio da negociação com as tradings até que a PL 528/2015 que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania seja aprovado. 
Por meio de um comunicado enviado a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o MTG informou as autoridades sobre a manifestação e os procedimentos que serão adotados, além disso o Movimento solicitou ainda o apoio da corporação para garantir a segurança no local. Confira abaixo o comunicado: 
Mais informações e detalhes sobre a manifestação em Rondonópolis serão divulgadas amanhã, aqui no Blog Caminhões e Carretas.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA