Facchini

G10 inicia segunda turma de curso de aprendizagem para jovens na área de Logística

Começou nesta semana, a segunda turma do Projeto Jovem Aprendiz em Assistente de Logística de Transporte. Criado pelo G10, o projeto é uma extensão do Programa Florescer, em parceria com o Lar Escola da Criança de Maringá, sendo o 1° do Brasil criado por uma empresa. O programa atende gratuitamente 36 adolescentes, de 15 a 17 anos, e o curso conta com aulas teóricas e práticas.
No primeiro dia de aula, realizado no dia 9 de janeiro, os jovens aprendizes receberam informações sobre o curso e o regulamento que norteia o projeto. Com a metodologia focada na aprendizagem profissional, formação para a cidadania e mercado do trabalho, o curso visa a profissionalização, proteção, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
As aulas são ministradas pelos colaboradores que trabalham nas empresas que fazem parte do Grupo G10. Nas terças, quintas e sextas, os aprendizes vão desenvolver atividades práticas na Transpanorama, Cordiolli Transportes e Transfalleiro. Já nas segundas e quartas eles receberão capacitação teórica no Lar Escola da Criança de Maringá. Além do material didático oferecido gratuitamente, os jovens também serão remunerados.
De acordo com o presidente do Grupo G10, Cláudio Adamuccio, o diferencial do curso em Assistente de Logística de Transporte é a metodologia focada especificamente na formação de profissionais para a área do transporte. “Temos a oportunidade de formar mão de obra treinada. Temos a proximidade dos gestores com os aprendizes criando uma integração, facilitando o aprendizado e possibilitando uma possível contratação. Queremos dar oportunidades para esses jovens fazerem carreira na empresa”, explica.
Em novembro do ano passado, foi realizada a formatura da primeira turma do Projeto Jovem Aprendiz em Assistente de Logística de Transporte. Dos 30 aprendizes que começaram o curso em 2015, 14 foram admitidos. Bruna Mayara Moreira, 17 anos, foi uma das adolescentes efetivadas. Ela conta que o projeto de aprendizagem é fundamental para a qualificação profissional e a conquista do primeiro emprego. 
“O projeto foi ótimo, nunca tinha visto um curso onde os professores são os próprios colaboradores da empresa. Isso contribuiu muito para o aprendizado de todos e nos proporcionou um conjunto de responsabilidades, amadurecimento e comprometimento com a empresa e até mesmo com nossas famílias”. Bruna não esconde o orgulho por ter conquistado a efetivação. “Com isso veio uma enorme motivação para fazer aquilo que realmente gosto com amor e dedicação”, diz.

IDEIA
O Projeto Jovem Aprendiz em Assistente de Logística de Transporte, denominado “Florescer: Formando para o Trabalho”, surgiu da necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado pelo Programa Florescer. O programa atende 84 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com atividades como inglês, ballet, aulas de reforço, educação corporal, música e educação para a vida no contra turno escolar.
A coordenadora pedagógica do Programa Florescer, Fátima Cristina Lucas, ressalta que o curso de aprendizagem surgiu da necessidade de uma extensão do programa para os adolescentes que atingiam a idade máxima. “O “Florescer: Formando para o trabalho” possibilita ao adolescente a inserção no mercado e no mundo do trabalho. A grande dificuldade dos jovens ao buscar o primeiro emprego é a falta de experiência. O curso de aprendizagem é um estudo remunerado, com carteira assinada e direitos garantidos. Isso contribui para o crescimento econômico, social e cultural do adolescente e da comunidade que ele está inserido”, explica.
FONTE: G10 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA