Facchini

Randon New R

SEST SENAT lança simulador de direação para motoristas de transportes de carga e passageiros

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) irá inaugurar na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, às 8h30, o primeiro simulador de direção, na unidade em Contagem (Rua Dorinato Lima, 450, Inconfidentes). O objetivo é aprimorar o treinamento dos motoristas profissionais de cargas e passageiros, aumentar a segurança e reduzir os custos dos transportadores. Os simuladores passarão a fazer parte dos treinamentos da instituição. O projeto “Simulador de direção SEST SENAT- Eficiência e Segurança no Trânsito” disponibilizará 60 equipamentos híbridos para capacitar motoristas de caminhão, carreta e ônibus. Em Minas Gerais serão ao todo 14 simuladores. O próximo será lançado no dia 20 de dezembro em Patos de Minas e em sequência Belo Horizonte também deverá receber o equipamento na unidade SEST SENAT no bairro Jardim Vitória.
No total, serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto, que contempla também o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.
“Esse é um projeto inovador de alta tecnologia. O aluno terá a chance de vivenciar em um ambiente virtual situações de risco a que ele está exposto no dia a dia. Quando ele for trabalhar em um veículo mais moderno, ele poderá ter mais facilidade depois de ter passado pela capacitação no simulador”, comenta Vander Francisco Costa, presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg).
A primeira unidade do Brasil a receber o equipamento foi a de Samambaia (DF). Até junho de 2017, todos os 60 simuladores deverão estar disponibilizados. Nas unidades, estão sendo construídas salas específicas para o treinamento. A infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens.  Cinco cursos estão sendo lançados, adaptados ao equipamento. Os conteúdos abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais e manobras.

Serviço: 
Inauguração do simulador de direção do SEST SENAT- Eficiência e Segurança no Trânsito
Dia: 13 de dezembro (terça-feira)
Hora: 8h30
Local: Rua Dorinato Lima, 450, Inconfidentes, Contagem
FONTE: Assessoria de Imprensa 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA