Facchini

Petrobras anuncia aumento no preço do diesel

Após dois meses consecutivos de redução, a Petrobras anunciou um aumento significativo no preço do diesel. A revisão no preço do combustível faz parte da nova política de preços adotada pela empresa desde outubro. 
Segundo uma nota da empresa, após uma reunião do  Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp), foi decidido uma elevação de 9,5% no preço do diesel nas refinarias a partir de hoje. A decisão foi tomada com base na elevação do preço do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente. 
O preço do diesel nas refinarias teve uma queda total de 13,1% nos últimos dois meses (2,7% em outubro e 10,4% em novembro). Portanto o reajuste que passa a valer a partir de hoje (6) ainda é menor do que os reajustes anteriores. A estimativa é que o preço praticado nas refinarias volte ao patamar do mês de outubro. 
Segundo a Petrobras, se o reajuste for repassado de forma integral, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro. A decisão de aumento ou não dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

Gasolina
O preço da gasolina nas refinarias também está incluído na nova política de preços da Petrobras. Segundo a empresa, o preço do combustível também foi elevado em 8,1% a partir de hoje. Se repassado ao consumidor de forma integral, a gasolina terá um aumento de 3,4% ou R$ 0,12 por litro. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA