Facchini

Randon New R

Volvo CE lança no Brasil a EC750DL, sua nova escavadeira de grande porte

A Volvo Construction Equipment está lançando no Brasil a escavadeira EC750DL, sua máquina de grande porte que está substituindo o modelo EC700C. Com um peso operacional de 72,7 toneladas, bastante superior ao da versão anterior, de 69 toneladas, é um equipamento voltado para diferentes segmentos. “É uma nova e avançada máquina, ainda melhor que sua antecessora, que já era conhecida por sua alta produtividade. Estamos atendendo as necessidades de nossos clientes brasileiros, principalmente aqueles que atuam com mineração de médio porte e construção pesada”, declara Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.
“Ter máquinas maiores e com maior capacidade é muito importante, principalmente na atual conjuntura econômica, mais restritiva e competitiva”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. “Estamos garantindo uma gama ampliada de equipamentos maiores, mais produtivos, que contribuam para aumentar a rentabilidade de nossos clientes e aumentar a produtividade nas operações”, diz. A EC750DL é um equipamento dirigido para escavação massiva, para operações que exigem grandes movimentações e desagregação de materiais diversos, como rochas e minérios. “É uma máquina extremamente versátil, que também pode atender uma série de outras aplicações”, observa o diretor.

Maior produtividade
A capacidade da caçamba da EC750DL é 10% superior à versão anterior, passando dos 4 metros cúbicos (m³) para os atuais 4,4 m³. A potência do motor aumentou 11%, assim como a potência hidráulica cresceu 10%. A maior potência hidráulica contribuiu decisivamente para aumentar a vazão hidráulica em 3%, garantindo maior velocidade nos ciclos e também uma elevação de 9% na força de escavação. “É um equipamento de grande porte para quem precisa de grande produtividade”, destaca Capato.
Outro importante avanço da nova EC750DL em relação a sua antecessora é o aumento de 6% na força de tração. “Ela pode vencer mais facilmente aclives e rampas”, observa Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America. Mesmo com tanto aumento na produtividade, a nova escavadeira ficou mais econômica. “Equipada com o sistema ECO patenteado pela Volvo, o modelo diminui o consumo de combustível em 5%”, diz Masashi Fujiyama, representante de produto da Volvo CE Latin America. “É um modelo projetado com tecnologia de ponta, com o objetivo de garantir maior eficiência, robustez e durabilidade”, resume.

Menos consumo e emissões
Certificado pela regulamentação Proconve MAR-1, o motor Volvo D16 da EC750DL tem baixas emissões, desempenho superior e menor consumo de combustível. Possui bicos injetores de altas pressão e precisão, controlados eletronicamente para otimizar o desempenho do equipamento. “O avançado sistema automático de marcha lenta reduz a rotação do motor quando a alavanca e os pedais estão inativos, economizando combustível e diminuindo os ruídos internos e externos da cabine”, explica Fujiyama. 
O sistema elétrico é bem protegido e de alta capacidade. Os principais relês e válvulas solenoides são para aplicações pesadas. O monitoramento é avançado, via Contronics e Matris, sistemas Volvo que fornecem informações importante para diagnóstico.
Cada conjunto de esteiras da EC750DL é acionado por um motor de translação de duas velocidades, com modo automático ou manual. Os freios das esteiras são de discos múltiplos, acionados por mola e liberados hidraulicamente. O motor de translação, o freio e as engrenagens estão bem protegidos no interior da estrutura.
O novo sistema eletro-hidráulico e a nova Válvula de Controle Principal usam tecnologia inteligente para controlar a demanda de vazão para as elevadas produtividade e capacidade de escavação. O sistema inclui as seguintes funções:

Sistema de soma de fluxos (Conflux): Combina o fluxo de ambas as bombas hidráulicas para assegurar tempos de ciclo rápidos e elevada produtividade. 

Prioridade da lança: Dá prioridade à operação da lança para levantamentos mais rápidos ao proceder ao carregamento ou ao executar escavações profundas.

Prioridade do braço: Dá prioridade à operação do braço para tempos de ciclo mais rápidos no nivelamento e para maior enchimento da caçamba durante a escavação.

Prioridade do giro: Dá prioridade às funções de giro para operações simultâneas mais rápidas.

Sistema de regeneração: Impede a cavitação e fornece vazão aos outros movimentos durante operações simultâneas para maximizar a produtividade.

A espaçosa cabine Care Cab proporciona um ambiente de trabalho confortável, com controles posicionados ergonomicamente, um assento com suspensão, e o baixo nível de ruído interno. A EC750DL traz ainda o AMS, um sistema de gerenciamento de implementos que possibilita memorizar os dados de fluxo hidráulico de até 20 implementos diferentes. 

Manutenção e monitoramento
A manutenção da máquina é facilitada, pois todos os filtros e pontos de engraxamento estão agrupados e são de fácil acesso. O exclusivo sistema eletrônico de monitoramento da Matris também recebeu aprimoramentos.
Além de tudo, o CareTrack, sistema de telemetria híbrida (satélite e celular) da Volvo, permite uma gestão de frota mais eficiente. É possível saber em tempo real exatamente onde e como o equipamento está trabalhando, identificar e antecipar eventuais diagnósticos e falhas, pontos de melhorias e prever a manutenção com antecedência, e ainda reduzir o consumo de combustível. Com o CareTrack é possível também diminuir o tempo em que a máquina fica ligada sem trabalhar e ainda baixar o relatório Matris.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA