Facchini

Randon New R

Elevador para pessoas com mobilidade reduzida da Marcopolo é premiado

Reconhecida nacional e internacionalmente como empresa inovadora, a Marcopolo acaba de conquistar o 1º Prêmio de Inovação da CIC - Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul. Ainda em fase de homologação, o inovador elevador/dispositivo de poltrona faz parte do lançamento do conceito Easy Boarding e cria uma solução para os veículos da marca como alternativa de acessibilidade e proporciona mais conforto, segurança e ergonomia às pessoas com as mais variadas dificuldades de locomoção.
O Easy Boarding foi desenvolvido de acordo com os critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e pelo Inmetro para facilitar o embarque de pessoas com dificuldades de locomoção, proporcionando acessibilidade com segurança e conforto. A praticidade de operação do dispositivo mais compacto do mercado e o processo humanizado são diferenciais que podem estimular as pessoas com diferentes necessidades a escolherem o ônibus como seu meio de transporte para viagens intermunicipais e interestaduais.
Segundo Petras Amaral Santos, gerente de design e inovação da Marcopolo, o Marcopolo Innovation Center pesquisou, entrevistou operadores e utilizou a experiência de pessoas com deficiências, no sentido de desenvolver um sistema inovador, prático e seguro para auxiliar o embarque e desembarque dos passageiros. O projeto envolveu também o trabalho de engenharia de produto, considerando principalmente a interação entre Marcopolo e Palfinger, principal parceiro no desenvolvimento da solução de elevação. 
“Estamos nos antecipando à legislação, que somente entra em vigor em julho de 2017, e oferecendo alternativas para tornar as viagens em ônibus ainda mais seguras e confortáveis, pois hoje não há obrigatoriedade para a instalação deste tipo de equipamento” revela o executivo. 
O Easy Boarding pode ser instalado em todos os ônibus rodoviários da Marcopolo, como os modelos Ideale, Paradiso e Viaggio, e funciona por intermédio da abertura de uma porta de dupla folha na lateral do ônibus e o deslocamento da poltrona até o nível da calçada ou do pavimento. O passageiro emparelha a sua cadeira de rodas com a poltrona do ônibus e faz a troca. 
De acordo com o executivo, o objetivo é ir além de simplesmente permitir o embarque/desembarque de passageiros com mobilidade reduzida. “Queremos estimular as pessoas com diferentes necessidades a confiar e a utilizar o ônibus como o seu meio de transporte”, salienta.
Para o operador de transporte, o sistema Easy Boarding oferece rapidez, praticidade, segurança e representa um diferencial em termos de acessibilidade. Outra vantagem é que não acarreta diminuição do número de poltronas disponíveis, pois não reduz o espaço do salão de passageiros.
O 1º Prêmio de Inovação da CIC tem como objetivo fomentar a inovação por meio da divulgação e premiação de ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento das empresas e da região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.    
FONTE: Marcopolo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA