Facchini

DAF celebra três anos de produção no Brasil

A DAF Caminhões Brasil celebra nesse mês de outubro três anos de operação na fábrica de Ponta Grossa, Paraná. Nesse período foram mais de 1400 caminhões vendidos, sendo 436 somente no primeiro semestre de 2016, garantindo um crescimento de 59% nas vendas em relação ao mesmo período de 2015. 
Atualmente a DAF conta com uma equipe formada por 250 colaboradores em Ponta Grossa, responsáveis pelo pleno funcionamento das instalações, que vão desde o desenvolvimento de produtos até a produção. Atualmente a fábrica paranaense está produzindo quatro caminhões por caminhões, um número relativamente baixo, mas que representa crescimento, já que no mesmo período de 2015 eram produzidos apenas dois veículos por dia. Os números são reflexos da atual situação econômica brasileira, mas as expectativas para os próximos anos são boas, segundo os executivos da marca espera-se que em um curto período de tempo a marca alcance sua capacidade máxima diária de produção.
Sem temer o momento econômico do Brasil, a montadora Holandesa segue com seu plano de investimentos e desenvolvimento constantes de novos produtos e tecnologias. Durante uma coletiva de imprensa realizada ontem (6) na própria fábrica, a montadora anunciou seus próximos passos no mercado brasileiro, destacam-se, o aumento de produção, ampliação da rede de concessionárias, postos de serviços autorizados, foco em pós-venda, chegada da linha CF e XF 2017 e estudos de exportação para toda a América Latina. Foi revelado ainda em primeira mão o desenvolvimento de uma linha off-road para o mercado brasileiro, o lançamento está previsto para acontecer durante a Fenatran 2017. 
Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil comenta, "Completamos três anos de operações no Brasil colhendo resultados de uma estratégia assertiva e de um trabalho excepcional de todo o time DAF. Temos a certeza de estar criando uma base sólida para, em pouco tempo, estarmos entre as maiores fabricantes de caminhões pesados do Brasil, com produtos de alta qualidade e ideias para os negócios dos nossos clientes. 
Durante a coletiva Kuester reforçou ainda que todos os investimentos feitos no Brasil partiram de recursos próprios do Grupo Paccar, sem incentivos ou recursos do governo federal. Destacou ainda importantes datas que marcaram a chegada da DAF no Brasil. Em 2011 a montadora trouxe para a Fenatran os modelos europeus e relevou a intenção de entrar para o mercado brasileiro, na edição seguinte, em 2013, a montadora estava presente novamente na feira, mas com os primeiros caminhões produzidos no país e já em 2015 a montadora apresentava na Fenatran novos modelos e versões de seus produtos. 
Os três anos de operação no Brasil estão bem representados pelos números, mas também foram reconhecidos recentemente pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), que elegeu a DAF Caminhões como a "Marca do ano" na categoria de Caminhões e Ônibus.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA