Facchini

Como cuidar e garantir o brilho das rodas de alumínio?

As rodas de alumínio têm conquistado cada dia mais o transportador, não só pela estética, mas também pelos inúmeros benefícios que proporcionam nas operações de transporte. Dentre os inúmeros benefícios destaca-se uma redução do consumo de combustível de 3% e uma redução do desgaste dos pneus de 10%. Outro grande benefício da utilização de rodas de alumínio é o aumento da capacidade de carga, segundo a Alcoa, a substituição de rodas de aço por rodas forjadas de alumínio em uma composição com 9 eixos, gera uma redução de peso de até 1 tonelada.

Durabilidade, leveza e resistência são outras características marcantes das rodas de alumínio. Segundo a Alcoa as rodas forjadas em alumínio são 50% mais leves e 5x mais resistentes quando comparadas as rodas fabricadas em aço. A Alcoa destaca ainda a usinagem precisa, a melhor dissipação do calor, 0 maior valor de revenda e o nível superior de economia de custos de manutenção, que as rodas de alumínio apresentam. 

A combinação de todas essas características e benefícios resulta em uma maior rentabilidade das operações de transporte.


Mas à primeira vista o que chama a atenção de muitos é o brilho intenso e realce na imagem do veículo que as rodas de alumínio proporcionam. Na conversa com a Alcoa, a empresa releva que o brilho intenso é uma característica marcante das rodas Mirror Polish, que possuem o mais elevado padrão de polimento e contam ainda com a opção de acabamento LvL ONE® que proporciona um brilho seis vezes superior. 

Mas como manter o brilho e cuidar das rodas de alumínio? 
Essa com certeza é uma dúvida comum entre os transportadores, principalmente devido as inúmeras soluções e recomendações que existem no mercado, desde produtos até serviços de polimento. 

Mas qual a maneira correta de se cuidar das rodas de alumínio? 
Nada melhor do que a própria Alcoa para responder essas perguntas. 

Durante a conversa a empresa relevou que, "a principal recomendação é que as rodas forjadas de alumínio sejam limpas somente com agua e sabão não alcalino. Essa manutenção básica já garante uma conservação excelente para as rodas forjadas de alumínio". A Alcoa recomenda ainda que em ocasiões que ocorram a retirada dos pneus, toda a roda deve ser limpa e inspecionada. E o que não se recomenda? A Alcoa não recomenda a utilização de escovas de aço para retirar sujeiras ou produtos de corrosão da superfície aparente da roda.

Ainda ficou com dúvidas? Para sanar de vez todas as dúvidas por trás dos cuidados com as rodas de alumínio e para garantir a aparência original das rodas de alumínio a Alcoa recomenda o seguinte passo a passo:

1 - Após a instalação das novas rodas e antes de entrar em operação, utilize uma esponja, pano ou escova macia de fibra para lavar a superfície expostas da roda com uma solução de detergente suave e água quente.

2 - Enxágue completamente com água limpa.

3 - Seque para evitar manchas de água.

4 - Com a roda já limpa e seca, aplique um polidor regularmente*.

5 - Limpe suas rodas Alcoa com a frequência necessária para manter sua aparência.

*Não há a recomendação de um produto específico para o polimento das rodas!

Nota-se que os cuidados são simples e práticos e que com tantos benefícios o investimento em rodas de alumínio vale a pena ser considerado.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA