Facchini

A correta instalação dos adesivos do RNTRC

Atenção, transportador! Veja algumas dicas de como fazer a instalação dos adesivos do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Ao tomar simples cuidados, você garante uma maior durabilidade do adesivo.
Desde dezembro de 2015, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está realizando em todo Brasil o recadastramento e inscrição de transportadores no novo Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Somente em Minas Gerais, onde o RNTRC é gerido pela Fetcemg, foram inseridos ou atualizados o registro para 36.644 caminhões e 29.094 implementos até agosto.

Procedimentos nas empresas
Após recadastrar ou cadastrar um veículo ou implemento no RNTRC em qualquer um dos postos de atendimento credenciados pela Fetcemg no estado (os sindicatos), é de responsabilidade do transportador a colocação dos adesivos de identificação visual.
Os adesivos são entregues ao responsável técnico de cada empresa e devem ser colados nas duas laterais externas de cada reboque ou semirreboque e nas laterais das cabines de cada veículo automotor. As instruções para correta fixação e manutenção do adesivo constam no próprio verso.
Nos últimos meses, têm surgido com frequência a ocorrência de danos ao adesivo, segundo conta a gerente administrativa da Fetcemg e gestora do RNTRC em Minas Gerais, Vanessa Borges. “Temos recebido muitos questionamentos em relação à qualidade e durabilidade dos adesivos. Porém, percebemos diversas irregularidades na instalação dos adesivos danificados”, afirma.
“Além das instruções no verso, os sindicatos têm se esforçado para instruir corretamente os responsáveis técnicos das empresas no momento em que fornece os adesivos, bem como a maneira correta, os cuidados necessários e o melhor local para afixá-lo. Esse procedimento fará toda a diferença em sua durabilidade”, destaca.
Situações peculiares observadas em adesivos danificados:
- Colocação do adesivo em cima do adesivo antigo e sem realizar uma limpeza prévia;
- Colocação do adesivo em cima de ferrugem no chassi ou implemento;
- Colocação do adesivo sobre tanque de metal de carga líquida de alta temperatura e volatilidade;
- Colocação do adesivo sem respeitar critérios mínimos, ocasionando o surgimento de bolhas;
- Colocação do adesivo em lugar com espaço físico menor do que o adesivo;
- Colocação do adesivo em superfície de madeira;
- Polimento sobre o adesivo.

Confira abaixo alguns cuidados a serem tomados na instalação dos adesivos:
- Tenha atenção às instruções contidas no verso do adesivo;
- Limpe a lataria do veículo com pano úmido e água, eliminando toda a poeira e resíduo de sujeira ou óleo. Em seguida, seque totalmente a superfície;
- Com a lataria fria, limpa e seca, cole a etiqueta do RNTRC em local liso, livre de amassados, arranhões e ferrugem;
- Ao lavar o veículo, não utilize querosene, óleo ou qualquer outra substância abrasiva e não use buchas, escovas de aço ou vassouras sobre a etiqueta.

A substituição de adesivos danificados é gratuita se for detectada falha na impressão ou na qualidade. Se for detectado dano por mal uso ou por instalação fora do indicado pelo fabricante no verso das etiquetas, o custo da substituição é de R$ 80.
FONTE: Setcemg 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA