Facchini

VÍDEO: O transporte de pás eólicas na China

O transporte de pás eólicas não é uma tarefa fácil e requer um enorme planejamento e engenharia para que esse tipo de operação ocorra sem causar prejuízos, principalmente devido ao comprimento desse tipo de carga.

Desde 2014 a China tem se tornado líder mundial na produção de energia eólica, dentre os parques eólicos do país destaca-se o que está localizado no pico da montanha Baoding a uma altitude de 2900 metros, na província de Yunnan.

O acesso a esse parque eólico é extremamente sinuoso, com um total de 212 curvas, subidas íngremes com até 30º de inclinação e cercado por árvores e vilarejos, a distância total é de 5,4 km até o topo. A combinação de todos esses fatores se tornou mais um desafio a ser superado no transporte de pás eólicas.


Para superar esse desafio três caminhões da montadora chinesa C & C modelo U480 foram escolhidos para a operação. Os modelos contam com um motor C & C YC6k12 que produzem 480 cv e 2.200 Nm. Além disso os veículos são equipados com transmissão automática de 16 velocidades, controle de tração e redução nos cubos.

Mas o detalhe mais curioso de toda essa operação está no implemento utilizado, os três caminhões foram combinados com um semirreboque desenvolvido exclusivamente para o transporte de pás eólicas, que é capaz de ajustar a altura e o ângulo das pás transportadoras por meio de um sistema hidráulico, evitando assim o choque da carga com os obstáculos encontrado ao longo do percurso.

Cada pá transportada mede cerca de 52,4 metros e pesa em média 12 toneladas. Confira no vídeo abaixo todos os detalhes dessa mega operação:

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA