Facchini

Scania desafia o tempo com relógio gigante de caminhões

Com 125 anos de experiência, a Scania sabe o valor do tempo e da pontualidade de um negócio. Mas para provar isso, a montadora sueca assumiu o desafio mais exigente que existe, o tempo. Para cumprir esse desafio a Scania reuniu 14 caminhões da nova geração e 90 motoristas altamente qualificados, o resultado foi um relógio gigante formado pela nova geração Scania. 
Mas para alcançar um resultado tão preciso foi necessária uma infraestrutura gigantesca e extremamente precisa. O local escolhido foi um campo de pouso deserto no interior europeu. Ao todo o relógio ocupou uma área de 70.000 metros quadrados, com mais de um quilômetro de circunferência, com 17 metros entre cada segundo e 85 metros entre cada hora. 
Para garantir toda a precisão e aceleração no tempo e medida certa, os 90 motoristas foram treinados por vários dias, a fim de aprender a acelerar e desacelerar em um ritmo preciso, sempre com a atenção voltada para a esquerda, já que o caminhão mais externo é quem define o ritmo. Cada caminhão contou com 2 motoristas que foram substituídos a cada 6 horas.
Para gerenciar toda a operação uma torre de controle foi utilizada pela Scania, com sistemas de gestão de frota, diversos gerentes Scania puderam manter o controle de toda a operação, monitorando constantemente cada veículo e as condições dos motoristas. Os dados nos permitiram ficar sempre um passo à frente e prever qualquer eventualidade. 
Karin Hallin, gerente de projetos de marketing e comunicação, comenta a história por trás do relógio, "Quando surgiu a ideia de criar um relógio totalmente funcional construído de caminhões e filmar isso por 24 horas, o primeiro pensamento foi que esta é uma ideia brilhante - mas que poderia dar errado de mil maneiras. O brilho da ideia é passar a mensagem, sobre o tempo de atividade como um dos fatores fundamentais para operações de longa distância, e de uma forma espetacular e inovadora apresentar a oferta total do novo Scania." 
Ao todo foram 250 pessoas envolvidas no projeto durante uma semana, sob um calor de 40°C, mas segundo Karin Hallin após concluírem o feito o sentimento de que tudo é possível tomou conta de todos os envolvidos. "Eu acho que foi esse espírito positivo e uma grande cooperação de todos os envolvidos que tornou possível criar esse ballet perfeitamente sincronizado de caminhões durante 24 horas. E então, depois das 24 horas, vimos noventa motoristas saírem correndo no campo abraçados e chorando com orgulho, fadiga e felicidade, um momento indescritível!"
O relógio pode ser acompanhado por um hotsite que dispõe de 5 câmeras, transmitindo de diferentes ângulos o desafio e todo o alto desempenho e precisão da nova geração Scania, semelhantes a um relógio. Acompanhe o relógio: www.ScaniaClock.com

TEXTO: Lucas Duarte 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA