Facchini

Freightliner apresenta o novo Cascadia

A Freightliner, empresa do grupo Daimler, apresentou no dia 1º de setembro, o novo Cascadia. O caminhão chega ao mercado norte-americano a partir de 2017, com a promessa de entregar aos clientes o melhor custo-benefício. 
Foram necessários 8 anos de pesquisa, 300 milhões de dólares em pesquisa e um time formado por 800 engenheiros para se chegar ao novo Cascadia. Segundo a montadora o novo modelo não é apenas uma atualização do modelo anterior, lançado em 2007. Cada aspecto do caminhão foi re-imaginado levando em conta o aumento da eficiência do combustível, conectividade, segurança, qualidade e desempenho. "Muitas das novas melhorias Cascadia são o resultado direto do feedback dos clientes, comerciantes, técnicos de serviço e dados históricos", revela Richard Howard, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da Daimler Trucks North America.
O novo Cascadia chega ao mercado norte-americano com motor de 13 litros e 400 cv de potência, combinado com transmissão automatizada de 12 velocidades. A combinação desses dois itens com a aerodinâmica do caminhão promete entregar uma economia de combustível de até 8%. 
O design exterior foi pensado com foco na aerodinâmica, as linhas modernas e refinadas confirmam isso. Segundo a Freightliner foi dada uma atenção especial a cada detalhe do caminhão, para criar um veículo aerodinâmico que vai entregar inúmeros benefícios aos seus clientes. Dentre os detalhes do exterior, destacam se, espelhos em formato elíptico, capô inclinado, parachoques com defletor de ar integrado e antenas integradas, tudo isso com objetivo de reduzir o arrasto. O novo Cascadia oferece ainda dois pacotes opcionais de benefícios aerodinâmicos que incluem, carenagens laterais e tampas nas rodas. 
O interior do novo Cascadia também recebeu uma atenção especial da montadora. "Agora, mais do que nunca, a satisfação do motorista, segurança e conforto são essenciais para o sucesso dos nossos clientes. Dando para os motoristas um veículo que irão se orgulhar de trabalhar", disse Howard. O painel envolvente foi projetado para entregar o máximo de ergonomia ao motorista, botões e comandos foram adicionados ao volante, no painel de instrumentos, medidores digitais inteligentes exibem informações que mantem os motoristas informados de como dirigem.
Além disso o novo Cascadia chega ao mercado sendo um dos caminhões mais silenciosos na estrada, graças à nova tecnologia de redução do ruído. Para melhorar ainda mais o nível de som interior do caminhão, engenheiros Freightliner desenvolveram um pacote de isolamento opcional usando a tecnologia 3M Thinsulate ™.
O novo Cascadia oferece uma ampla variedade de cabines, ambas personalizáveis. A área de cama foi redesenhada para incluir mais armários, bem como espaços maiores, que podem acomodar aparelhos padrão. Para o entretenimento, um suporte giratório permite a instalação de uma televisão de até 26 polegadas. As opções de beliche e sótão para o motorista também estão disponíveis. O interior do novo Cascadia conta ainda com uma pequena mesa de jantar/trabalho que pode ser facilmente dobrada e desmontada. Por fim a iluminação interna é 100% LED e conta com um dimmer para que os condutores possam personalizar os seus níveis de luz no interior da cabine. Segundo a empresa a iluminação interna foi inspirada na iluminação das aeronaves. 
"Estamos focados nas prioridades identificadas pelos condutores, gestores de frotas e técnicos. O novo Cascadia foi inspirado pela ciência e movido pela paixão, com o objetivo de criar um novo padrão para veículos em rodovias", conclui Howard.

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA