Facchini

Randon New R

Instituto Julio Simões completa 10 anos neste domingo

Impactar as comunidades onde atua de maneira positiva e preservar a história de superação de um imigrante português que se tornou um dos mais reconhecidos empresários do Brasil. Foi assim que nasceu o Instituto Julio Simões, braço social da JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do país e que leva o nome do fundador da companhia. Neste domingo, 21 de agosto, o Instituto completa 10 anos.
A sede está na mesma cidade na qual a JSL surgiu e mantém até hoje, 60 anos depois, sua matriz: Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê, em São Paulo. E nessa primeira década a organização criou e desenvolveu projetos sociais que melhoraram a vida de milhares de pessoas. Não apenas em Mogi, mas também de motoristas que rodam pelas estradas brasileiras e de populações de municípios nos quais estão operações logísticas da JSL. No total, foram quase 360 mil pessoas beneficiadas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos até junho deste ano.
Os principais projetos tocados pelo Instituto Julio Simões são:

- Programa Pela Vida: voltado para os caminhoneiros, o projeto já atendeu mais de 85 mil pessoas desde sua criação, em 2011. Em trailers do programa espalhados por algumas das principais rodovias do país são realizados atendimentos a esses motoristas com orientações de saúde, orçamento doméstico e segurança nas estradas. Eles têm a pressão arterial aferida, passam por teste de acuidade visual, medem a circunferência abdominal e o índice de massa corporal (IMC), além de receberem dicas de alimentação. Equilíbrio do orçamento familiar também é parte da conversa. O profissional recebe uma cartilha para entender e acompanhar os gastos mensais. Todo o atendimento é realizado em poucos minutos, por enfermeiro e assistente administrativo, sem atrapalhar a viagem. O canal do YouTube e a página no Facebook do Pela Vida, com uma série de vídeos de alertas sobre perigos e dicas de segurança nas estradas, também se tornaram referências para os caminhoneiros. Entre os assuntos abordados estão Drogas; Inspeção veicular; Fadiga; Desrespeito e Imprudências no trânsito; Cinto de Segurança e Situações Adversas. Além de estarem on-line, os filmes são parte da orientação que é oferecida nos trailers.

- Você Quer? Você Pode: já são três anos incentivando meninas e meninos a pensarem e planejarem o que desejam para a própria vida. Mais de 17 mil alunos da rede de ensino de Mogi das Cruzes participaram do projeto. Os estudantes conhecem de perto a história de superação do fundador da JSL no Centro de Memória e Cultura Julio Simões. Além disso, os alunos das 4ª séries participam de um concurso de redação cujo tema são os sonhos que esperam realizar e como podem alcançá-los. Os três primeiros lugares sempre recebem prêmios como notebooks, tablets e smartphones, assim como os professores.

- Julio Cidadão: criado em 2007, o projeto formou oito turmas, num total de 126 voluntários, em parceria com a ong Canto Cidadão. Eles visitam pacientes de hospitais públicos e moradores de asilos de Mogi das Cruzes e região. Só em 2015 mais de 5 mil pessoas foram atendidas. O treinamento dura oito meses, com encontros a cada 15 dias. Cuidado, simpatia e delicadeza são premissas dos ensinamentos do projeto Julio Cidadão. Entre os temas, os voluntários aprendem qual deve ser o contato com o paciente ou idoso e a abordagem nas visitas; o momento certo de falar; o que pode ou não ser falado; assuntos que podem iniciar um diálogo e não inibir o paciente; como manter o bom humor; como criar vínculo com os pacientes; qual deve ser a conduta no caso de locais e pacientes em isolamento.

- Gincana Social: desde 2012, essa mobilização de colaboradores da JSL, seus familiares e amigos, em diversas cidades do país onde a empresa atua, arrecada doações para instituições beneficentes. Só em 2015 foram mais de 31 mil brinquedos, mais de 30 mil produtos de higiene e quase 39 toneladas de alimentos. Vence a equipe de voluntários que reunir mais doações.  Mas o principal é o engajamento dos colaboradores na realização de ações que impactem positivamente a comunidade.

- Na Mão Certa: o Instituto Julio Simões é signatário do programa Na Mão Certa, pacto empresarial desenvolvido pela organização não governamental Childhood Brasil, contra a exploração sexual infanto-juvenil nas estradas. Através do Na Mão Certa, o instituto desenvolve uma série de ações de conscientização com os motoristas da JSL e autônomos para que sejam agentes de proteção de crianças e adolescentes nas rotas utilizadas pela companhia.
FONTE: Assessoria de Imprensa 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA