Facchini

Testamos: Iveco Daily, Tector e Hi-Way

Durante a visita técnica na Fábrica da Iveco na última semana, o Blog Caminhões e Carretas junto com o Blog do Caminhoneiro, Midia Truck Brasil e dois colunistas do Blog da Iveco (Cristiano Bueno e Wagner Araújo) tiveram a oportunidade de testar três modelos Iveco de diferentes segmentos. São eles, a Daily 35s14, o Tector 240e30 e o Hi-Way 560. 
Os testes ocorreram no campo de provas da própria Iveco, localizado ao lado da fábrica numa área de 300 mil metros quadrados. Foi utilizada a pista de alta velocidade do tipo oval, com 1.650 metros de extensão. Um detalhe importante é que a pista simula as condições reais do pavimento das rodovias brasileiras (ondulações, vibrações etc), além de curvas e pontos de frenagem. 
É importante destacar que nos testes a avaliação foi feita com base em conforto, segurança e dirigibilidade, uma vez que os veículos haviam acabado de sair da linha de produção e não haviam recebido carroceria/implemento, impossibilitando os testes com carga. 

Iveco Daily 35s14
Sucesso de vendas da montadora Italiana e confirmando o slogan "Robustez de caminhão e conforto de automóvel", a Daily 35s14 apresentou um excelente nível de conforto tanto para o motorista como para os passageiros, a disposição do câmbio e posição do volante contribuem de forma significativa para esse conforto, outro grande destaque é a ampla visibilidade que a Daily oferece ao motorista, reduzindo de forma significativa os pontos cegos. 
No quesito desempenho a Daily 35s14 também não deixa a desejar, apresentando boa aceleração, frenagem e resposta rápida as retomadas. Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele por ser conduzido por motoristas habilitados apenas na categoria B. 

Iveco Tector 240e30
Uma das grandes novidades que a Iveco apresentou esse ano é o Tector 240e30. O modelo chega ao mercado brasileiro trazendo mais força e menor consumo de combustível em relação à versão anterior. O modelo conta com um novo motor de seis cilindros, 6,7 litros, com 1050 Nm de torque e 300 cv de potência. A transmissão é ZF de 9 velocidades. 
Nos testes o novo Tector também apresentou um elevado índice de conforto, com excelente ergonomia e facilidade de acesso a todas as funções no painel. Um ponto de destaque são as trocas de marchas, que são feitas de forma simples, precisa e dificilmente percebidas.  Outro destaque é o isolamento acústico, que contribui de forma significativa para a redução dos ruídos externos, mesmo em condições de pavimento irregular. 
Tratando-se de desempenho, o Tector também não deixa a desejar, o motor de 300 cv cumpre com o prometido, entregando uma boa aceleração e resposta rápida nas retomadas. O sistema de freios também desempenha seu papel de forma excepcional, passando grande segurança ao condutor. 

Iveco Hi-Way 800S560TZ 6×4
O Hi-Way é o modelo top de linha da montadora italiana no Brasil e no mundo. O elevado nível de conforto, economia e potência justificam isso.
É a segunda vez que o Blog Caminhões e Carretas testa o Iveco Hi-Way e mais uma vez foi possível confirmar que a Iveco cumpriu com o prometido ao comercializar a linha Hi-Way. O amplo espaço interno da cabine chama a atenção, além do grande número de porta objetos e do conforto da cama. Destaca-se ainda bancos e volante com regulagem pneumática, ar condicionado digital, cortina elétrica além de toda ergonomia oferecida pelo painel. Todos esses itens entregam ao motorista o que há de melhor no quesito conforto podendo ser comparado a automóveis de luxo. 
Mas as qualidades do Iveco Hi-Way não se restringem apenas ao conforto. No quesito potência e desempenho o Hi-Way também não deixa a desejar, o motor FPT Cursor 13 de seis cilindros, com 2500 Nm de torque e 560 cv de potência, aliado a transmissão automatizada ZF de 16 velocidades, entregam ao veículo um excelente desempenho aliado ao baixo consumo de combustível. Esse resultado coloca um ponto final na lenda de que todo Iveco é beberrão. O sistema de freios também chama a atenção, quando combinado com o sistema de freio motor e intarder, chega à quase 1.000 cavalos de potência, faz com que o caminhão pare sem o uso do pedal de serviço. Mesmo vazio foi possível conferir todo o poder de frenagem que o Hi-Way possui. 
Convidados Iveco
Ao realizar esses testes fica comprovado que a Iveco possui uma linha completa e capaz de atender os diferentes segmentos e aplicações do mercado brasileiro. E prestes a completar 20 anos de presença aqui no Brasil a tendência é de que a Iveco conquiste ainda mais o transportador, seja ele autônomo ou grande frotista. 

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA