Unimog é utilizado como Foodtruck na Finlândia

Os habitantes da Finlândia tem a reputação de serem um povo pouco convencional do norte da Europa com alguns hábitos fora do comum. Campeonatos inusitados ou competições para ver quem colhe mais frutas são somente algumas práticas lá realizadas com grande empenho. É também nessa parte do norte da Europa que Sami Repo construiu seu próprio Foodtruck perfeitamente preparado para rodar nas intermináveis florestas finlandesas, graças à excelente performance do Unimog U 318 como um fora de estrada. A carroceria rústica tipo "faça você mesmo" é uma peça única, com um toque muito pessoal de seu idealizador.
A compra de um Unimog virou uma questão pessoal para Sami Repo. O finlandês explica que já tinha tentado comprar um Unimog U 20 há cerca de sete anos. “Era puramente para uso pessoal, mas eu não tinha muita ideia de como poderia usar o veículo!” Repo – que na realidade, significa "Raposa" em Português – viveu por um tempo nos EUA naquela época, e foi lá que teve a ideia de um Foodtruck. “Foi em Austin. A cidade é como uma Meca quando o assunto é a comercialização de alimentos nas ruas. Eu tinha mesmo que fazer algo como aquilo”. A carroceria foi totalmente personalizada. “Eu mesmo fiz cada um dos furos”, explica Repo. “O caminhão era tudo em um só: era o projeto, o veículo de teste e até o produto final.”
Na carroceria, foi instalado um forno de 400 kg especialmente para preparação de churrasco. Ao redor do forno de churrasco, o especialista acrescentou uma pia, um fogão, superfícies de trabalho, um aquecedor de água feito de cobre e vários utensílios de cozinha. A parede traseira do Foodtruck é verdadeiramente finlandesa, tanto por dentro quanto por fora: pendurada no interior da cozinha está uma velha lousa escolar com imagens de várias baleias. A cobertura externa da carroceria, por sua vez, é feita de velhos painéis de madeira que Repo impermeabilizou usando "tarvia" (alcatrão natural). O material também é muito apreciado na Finlândia, usado infuso nas saunas.
"O Unimog é um caminhão para a vida toda!"
A ligação entre os finlandeses nativos e a alimentação não é algo eventual. Repo passou muitos anos trabalhando como fotógrafo, e então se especializou em fotos gastronômicas. Repo ficou cerca de meio ano em Helsinki, cerca de quatro meses em sua pequena casa de fazenda com mais de 100 anos em Simpele (Karelia, no leste da Finlândia) e passava de vez em quando algumas semanas nos EUA para variar.
O Foodtruck é usado para eventos de empresas, festas de aniversários e eventos públicos. Esses eventos também ocorrem em locais off-road e no forte inverno, como foi o caso em uma recente feira de alimentos em Rovaniemi.
É possível que a cozinha móvel não seja a única operação a ser realizada pelo veículo. Sami Repo ficou impressionado com as inúmeras possibilidades do veículo: "O Unimog é um caminhão para a vida toda! Eu comprei o U 318 com todas as conexões hidráulicas e muitos opcionais. No momento, estou sonhando em adquirir um guindaste para fazer trabalhos florestais em minha fazenda. E eu também quero construir uma carroceria de "motor home”.
FONTE: Mercedes-Benz 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário