Facchini

Scania planeja versão 8x2 do P 250

Ainda sem previsão para sua estreia, mas certo que ainda este ano, a Scania confirma, para o mercado interno, a chegada do semipesado P 250 com configuração de eixo 8x2. O caminhão, assim como os demais da gama configurados 4x2 e 6x2, terá opção de cabine curta ou leito e, possivelmente, estendida como a versão 6x2.
O modelo que traz o 2º eixo direcional chegará para atender o transporte de cargas como tanque, frigorífico, basculante e graneleiro, por exemplo. Nos últimos anos, o 2º eixo direcional ganhou notoriedade por ser mais produtivo, uma vez que permite transportar cerca de 5 t a mais de carga em relação à versão 6x2. 
O caminhão da Scania será uma alternativa competitiva no mercado, primeiro por possuir um nível de conforto a bordo que o destoa em relação alguns de seus competidores. Suspensão pneumática de cabine será de série. Vale lembrar que esse produto já era ofertado mediante encomenda e, a partir deste ano, será oferecido de prateleira.
A transmissão Opticruise também será outro diferencial do modelo. Em sua 4ª geração, o equipamento está mais dinâmico e conta com novas funções. Na função econômica a Opticruise evita o desperdício de diesel, desabilitando o Kickdown (acionamento de aceleração rápida) e dando a possibilidade de fazer as trocas manuais de marcha, quando o veículo estiver acima de 50 km/h. Caso o condutor programe o Ecocruise (piloto automático), numa mesma velocidade, em parceria com o modo econômico, ambos vão encontrar a melhor solução para manter a redução na queima de diesel. 
Os outros modos são: potência (alcança o máximo desempenho do motor), padrão (combina potência e economia) e off-road (que gira em rotações mais amplas). O cliente poderá escolher três das quatro opções e ainda mudá-las quando desejar, apenas atualizando o software em uma concessionária da marca.
O motor é o Scania DC 9, de 5 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, que desenvolve potência de 250 cv a 1 800 rpm, e torque de 117 mkgf entre 1 000 e 1 300 rpm. Agora é esperar!
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA