Novas regras para a circulação de caminhões na capital paulista

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) da cidade de São Paulo publicou essa semana no Diário Oficial do Município uma nova portaria voltada para o trânsito de caminhões. A portaria, de número 031/16 - SMT/GAB, tem como objetivo racionalizar procedimentos e padronizar medidas regulamentares referentes ao trânsito de caminhões no Município, em conformidade com o Decreto nº 56.920, de 8 de abril de 2016.
Dentre as principais mudanças providas pela portaria, destaca-se a alteração das características do Veículo Urbano de Carga (VUC), que pode circular em diversos locais com restrição na cidade de São Paulo. O comprimento máximo do VUC passou de 6,30m para 7,20m, porém a largura permitida permanece a mesma, sendo de 2,20m. Essa alteração atende uma reivindicação antiga do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP). 
Outra importante mudança promovida pela portaria é a padronização dos horários de restrição, que será de 2ª a 6ª feira, da 05 às 21 horas. Houve também alteração nos horários de restrição das marginais. Na Pinheiros e adjacências, o horário de restrição será das 05 às 21 horas e aos sábados das 10 às 14 horas. Já na Marginal Tietê o horário de restrição será das 05 às 09 horas e das 17 às 21 horas, e aos sábados das 10 às 14 horas.
As mudanças não param por aí, segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, a prefeitura está avaliando a possibilidade de vagas para carros localizadas no centro darem lugar para vagas de carga e descarga, exclusivas para o VUC. O secretário ainda reforça, "O transporte de mercadoria é um serviço essencial e de utilidade pública na cidade. Esse setor estava sendo deixado de lado".
O Presidente do SETCESP, Sr. Tayguara Helou, também comentou as mudanças na página da entidade, “Quanto menor é o veículo, maior é a quantidade necessária de caminhões para realizar as entregas, o que gera mais trânsito e maior custo ao transportador”.
As novas medidas passam a vigorar em 9 de maio quando tanto a portaria quanto o decreto entram em vigor.

TEXTO: Lucas Duarte
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Olá ....estas novas lei vai fica muito boa para os caminhões novos ,a prefeitura tem que olhar também para os veículos mais velhos,porque estamos restrito para fazer certos tipo de serviços ,e estamos sem condições de adquirir um veículo novo por causa dos fretes que está baixo e não está tendo cargas por causa da crise que estamos atravessando .E o cadastro de vuc para nós era muito bom para nós ,que tínhamos acesso para toda região de São Paulo.Senhores autoridade olhe para os veículos mais velhos também precisamos trabalhar também a crise está feia vamos abrir a excessão ...

    ResponderExcluir