Facchini

Movimentação no Pátio de Triagem aumenta 50% no primeiro trimestre

A movimentação de caminhões carregados de grãos no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá aumentou 50% no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, 115 mil caminhões passaram pelo Pátio de Triagem para descarregar grãos nos terminais do Porto de Paranaguá. Em 2015, ano em que a movimentação de caminhões foi recorde, o pátio recebeu 76 mil veículos. 
O fluxo tem sido crescente no período, inclusive. Em janeiro 30 mil veículos desceram a Serra do Mar carregados de soja, milho e farelo em direção ao Porto. Em fevereiro, o total de caminhões no Pátio de Triagem chegou a 36,6 mil. Em março, por fim, a marca foi de 48 mil caminhões em direção ao Porto de Paranaguá, estabelecendo o novo recorde de movimentação de veículos no pátio em um único mês em toda a história. 
“O mais importante de tudo é que estamos conseguindo aumentar a movimentação do Porto sucessivamente sem formação de filas de caminhões e sem grandes impactos na cidade de Paranaguá. Este é um dos maiores desafios que temos e que estamos conseguindo superar”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. 
Desde agosto de 2011 não há registro de filas de caminhões pela BR-277 em função do alto movimento de veículos para descarregar no porto, mesmo com um aumento de 11% na movimentação total de cargas ao longo dos últimos 5 anos. 
Um dos principais motivos foi a instituição do programa Carga Online, que distribui senhas aos terminais e determina a ordem exata de chamada dos caminhões do campo para o Porto de Paranaguá. “O aperfeiçoamento na gestão do fluxo de cargas do Porto do Paranaguá foi um trabalho desenvolvido em conjunto com todos os modais na Secretaria de Infraestrutura e Logística e ano a ano temos batido recordes sem prejuízo da qualidade de atendimento aos motoristas e transportadores”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 

INVESTIMENTOS 
Nos últimos anos, a Appa investiu cerca de R$ 10,5 milhões em melhorias no pátio de triagem. Foram construídas novas guaritas e acessos, iluminação, reforço na pavimentação e ampliação no número de vagas no Pátio de Triagem. Estas obras, além de darem mais agilidade à operação, também proporcionam maior segurança ao caminhoneiro e para a população. 
O motorista que chega ao Pátio de Triagem também tem à sua disposição uma estrutura completa, com vestiários, lanchonetes, lojas e restaurantes. O profissional também tem conexão gratuita à internet via wi-fi enquanto aguarda ser chamado para descarregar a carga no terminal. 

SAFRA RECORDE 
Os primeiros três meses do ano registraram escoamento recorde de grãos pelo Corredor de Exportação. Foram 4,66 milhões de grãos exportados ao longo do trimestre, sendo 2,22 milhões de toneladas de soja, 876 mil toneladas de farelo de soja e 1,56 milhão de toneladas de milho. No total, houve um aumento de 47,6% em relação ao escoado no mesmo período do ano passado. 
FONTE: Bem Paraná 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA