Biometria torna transporte público de Mogi das Cruzes um dos mais modernos do país

A confirmação de identidade através do reconhecimento facial pareceu cena de filme de ficção científica por muito tempo. Mas desde 2015 se tornou um equipamento contra fraudes essencial para o transporte público em Mogi das Cruzes. O nome dessa tecnologia é biometria e está presente na frota da CS Brasil, que realiza o serviço de transporte municipal dessa cidade, no interior de São Paulo.
Há um ano foi iniciado o projeto, com a novidade instalada nos 142 ônibus da empresa. “Instalamos logo o equipamento em 100% da frota porque sabíamos que era um diferencial em segurança. E os resultados foram positivos”, diz Rodrigo Silva, gerente geral de Transporte de Pessoas da CS Brasil.
O sistema realiza a identificação facial do usuário quando ele valida o cartão SIM (Sistema Integrado Mogiano) para o pagamento da passagem. “Caso o dono perca o cartão e outra pessoa tente usá-lo, a câmera de biometria na catraca não reconhece e bloqueia o cartão”, destaca Rodrigo. Desde a implantação, o sistema já bloqueou 3.260 cartões por uso indevido.
Os cartões cadastrados no sistema biométrico são os que contam com gratuidade, no caso dos idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, ou redução na tarifa, voltado para estudantes (R$ 1,60, que é 42,11% do valor da passagem integral de R$ 3,80).
Além de combater fraudes, a biometria é um meio de garantir esses direitos aos usuários. Cerca de 21 mil passageiros são beneficiados com as tarifas diferenciadas e gratuidade no município, o equivalente a 35% do total de cartões emitidos pela Mogi Passes.
Para realizar o cadastramento de cartão com reconhecimento facial, o usuário deve comparecer no PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. Maiores de 65 anos devem levar RG e comprovante de residência. Já pessoas com deficiência precisam de laudo médico comprovando a necessidade do benefício, além de RG e comprovante de residência.
No caso do cartão escolar, o cadastro ocorre nas lojas da Mogi Passes no Terminal Central e Terminal Estudantes mediante preenchimento de ficha de cadastro validada pela instituição de ensino, RG e comprovante de residência.
FONTE: Assessoria de Imprensa 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário