Facchini

Volvo vende sistema de ônibus elétrico para Namur, na Bélgica

A Volvo fez a primeira venda de um sistema completo para operação de ônibus elétricos. A marca vendeu 11 ônibus elétricos híbridos e dois carregadores de bateria para a cidade de Namur, no Sul da Bélgica. Os carregadores serão fornecidos pela ABB.
Muitas cidades estão demandando sistemas de ônibus elétricos como forma de resolver o problema de má qualidade do ar e ruído. Os veículos e carregadores para a Namur, foram adquiridos pelo departamento de transporte público e pela operadora TEC, como uma solução turn-key (pronta para usar). Isto significa que a Volvo assume responsabilidade pela manutenção dos veículos, de suas baterias, bem como pelas estações de carga e os carregadores a um custo fixo mensal. A operação nas ruas está programada para o final de 2016.
“Sistemas de ônibus elétricos são uma solução custo-eficientes para as cidades reduzirem os problemas de má qualidade do ar e de poluição sonora. Junto com a ABB, a Volvo tem uma oferta completa e competitiva para cidades em todo o mundo que queiram passar para sistemas de transporte público sustentáveis,” diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.
“A cada ano, o Grupo TEC transporta mais de 250 milhões de passageiros. Nossa responsabilidade social está em desenvolver soluções de transporte que sejam sustentáveis. Isto está sendo feito, em especial, ao melhorar o desempenho energético de nossa frota de veículos, e o Volvo 7900 Elétrico Híbrido atende nossas ambições. Graças à sua operação silenciosa, a qualidade de vida dos habitantes de Namur será melhorada”, diz Vincent Peremans, CEO do Grupo TEC.

Silencioso e isento de emissões
O Volvo 7900 Elétrico Híbrido opera silenciosamente e livre de emissões usando energia renovável por cerca de sete quilômetros. As baterias de carga rápida carregam em poucos minutos nos pontos finais, além de aproveitar a energia gerada nas frenagens do veículo. Como complemento, os ônibus também dispõem de um pequeno motor diesel, aumentando sua autonomia e flexibilidade.
Em comparação com os ônibus convencionais, os elétricos híbridos fornecem ganhos ambientais consideráveis.

Volvo 7900 Elétrico Híbrido
- Movido a eletricidade em até 70 % de seu tempo de operação.
- Silencioso e livre de emissões ao operar em eletricidade.
- 75–90 % menos emissões de dióxido de carbono1 em comparação com o ônibus diesel convencional, dependendo do combustível usado.
- Equipado com motor elétrico, baterias e pequeno motor diesel.
- As baterias são recarregadas nos pontos finais em poucos minutos.

1 – Valores estimados para linha urbana com 10 quilômetros, em comparação com ônibus diesel Euro 6.

Carregadores ABB
- Fácil de integrar nas linhas de ônibus existentes (pantógrafo invertido permite o uso de interface de baixo peso e baixo custo posicionada no teto do ônibus)
- Projeto modular oferecendo potência de carga de 150 kW, 300 kW ou 450 kW
- A gama comprovada de características de conectividade da ABB oferece o máximo em disponibilidade do sistema e do veículo além de reação rápida em atendimento.
- Baseada na IEC 61851-23, a norma internacional para carga rápida para baterias de veículos elétricos garantindo a existência dos sistemas de segurança apropriados, projeto elétrico em conformidade com a regulamentação pertinente, e arquitetura de sistemas e princípios de operação com suporte para a comunidade automotiva mais ampla no futuro.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA