Facchini

Scania bate recorde histórico de market share no México

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, consolida sua liderança no mercado mexicano: pelo sexto ano consecutivo ficou em primeiro lugar entre os concorrentes, com market share recorde de 57% no segmento de ônibus rodoviário – aumento de quase 9 pontos porcentuais em relação ao resultado do ano anterior. Outro destaque do desempenho da marca no país é o crescimento de 12% no faturamento em serviços, na comparação entre os números de 2015 e 2014. “Com esses resultados, o México se torna o principal mercado de ônibus para a Scania no mundo”, diz o diretor-geral da empresa no México, Enrique Enrich.
No quesito serviços, o México é um modelo de sucesso com o desenvolvimento do conceito de oficinas nas instalações dos clientes, hoje presente em quase 40 pontos. Também vale mencionar que a ampliação da rede de concessionários, que no último ano ganhou duas unidades, colaborou para consolidar a presença da marca no país. “O fato de atualmente 80% de nossos colaboradores trabalharem na área de serviços mostra a importância do pós-venda em nossa operação. Pela primeira vez na região das Américas, mais de 50% da frota circulante roda com contratos de manutenção”, enfatiza o executivo.
Enrich afirma ser possível explorar mais o potencial de crescimento em serviços, principalmente considerando a conectividade dos veículos que oferecem, em tempo real, informações sobre sua condução. “Com esses dados conseguimos dar maior eficiência e disponibilidade a nossos clientes”, explica o executivo.
A maré favorável para o mercado mexicano deve continuar. O executivo da Scania conta que neste ano já foram encomendados 360 ônibus, mais que o dobro das encomendas do mesmo período do ano passado. Esse número representa um recorde histórico de pedidos realizados em um único mês no México.

Mobilidade sustentável 
Foi somente no fim de 2013 que a Scania entrou no segmento urbano do mercado mexicano. “A partir de então estamos ganhando protagonismo, com participação em importantes sistemas da Cidade do México, do Estado do México, Puebla e León, que intensificaram nos últimos dois anos a implantação de sistemas de BRT”, conta o executivo.
A aposta reflete a estratégia da Scania de investir no crescimento do país e aproveitar a demanda por soluções de mobilidade nas grandes cidades.  "Apresentamos ao mercado mexicano em 2015 nosso ônibus Euro 6 movido a gás natural. A Scania tem todas as tecnologias para transporte de passageiros, do etanol ao diesel euro 6, do híbrido ao elétrico. Mas vemos que no México, pela disponibilidade do combustível gás e levando em consideração todo o ciclo de vida do veículo, essa é a melhor solução, e as demonstrações comprovam isso”, explica Enrich. Outros países da América Latina, como Colômbia e Peru, já seguem a mesma tendência do uso de GNV para seus sistemas de transporte urbano. 
Para 2016, a aposta da Scania será também por caminhões. Estão planejados estudos de mercado e demonstrações com as primeiras unidades que chegam ao país. "No México, Scania é sinônimo de ônibus e excelência em serviços, e chegou a hora de ser sinônimo também de caminhões. Estamos prontos para esse passo", completa Enrich.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA