Facchini

Randon New R

Já é hora de trocar os pneus?

Você sabe qual é a melhor hora para trocar os pneus do seu caminhão? Sabe avaliar o aspecto de um pneu que precisa ser trocado ou leva em consideração apenas a data de validade do produto?
No post de hoje vamos mostrar quais sinais indicam que já é hora de comprar pneus novos e provar para você que essa troca não deve ser realizada apenas quando o prazo de validade se encerra. Continue conosco e confira!

Afinal, qual é o momento ideal para trocar os pneus?
A validade dos pneus depende muito mais da frequência e da forma como eles são utilizados do que de sua data de fabricação. Dependendo do peso carregado pelo veículo e da frequência de uso, por exemplo, eles podem se desgastar mais ou menos.
Quando chega o momento de trocar os pneus, é possível notar alguns sinais bem visíveis. O mais importante deles é o que nós costumamos chamar de “pneu careca”. Essa análise pode ser feita com base no indicador TWI — superfícies de borracha que se encontram a 1,6 milímetros do pneu indicam que, quando os sulcos chegam a esse nível, está na hora de realizar a troca. Para encontrar esse indicador, basta procurar na lateral do pneu onde há o símbolo de um triângulo ou a sigla TWI.

Existem cuidados que podem ser tomados para aumentar a vida útil do pneu?
A resposta é “sim”. Apesar de a vida útil dos pneus estar ligada a questões como a frequência de rodagem, peso, tipo de estrada e clima, é possível adotar algumas medidas que contribuem para que seus pneus durem mais tempo.
Realizar procedimentos de manutenção, como calibragem, alinhamento e balanceamento é uma dessas formas, uma vez que os pneus podem sofrer desgastes irregulares. O TWI também ajuda a identificar se alguns sulcos estão mais desgastados que outros.
A forma como seu veículo é conduzido, seguramente, também influencia na durabilidade dos pneus. Isso quer dizer que a forma como você freia, arranca e realiza curvas, por exemplo, determina se seus pneus durarão mais ou menos tempo.

Quando os pneus devem ser substituídos imediatamente?
Como dissemos, o TWI serve para te ajudar a avaliar se os pneus estão carecas. Caso estejam, é necessário efetuar a troca o mais rápido possível. Além disso, indícios como bolhas, perfurações e até mesmo rasgos são motivos para que você realize a troca imediatamente. Portanto, fique sempre atento!
E não se esqueça: nada de reparos improvisados ou gambiarras! Pneus são itens que têm grande influência na segurança do seu veículo e, consequentemente, na sua segurança e de seus passageiros. Por isso, não se esqueça de fazer avaliações periódicas e evitar ao máximo adiar as trocas.

Gostou deste post? Você realiza as trocas de seus pneus quando eles começam a dar esses sinais ou deixa para trocar somente quando não há outra saída? Deixe suas opiniões nos comentários sobre o assunto e participe!

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA