Facchini

“Caminhão mais potente do mundo” realiza transporte especial de equipamento de energia eólica

A Transportes Gislon, em parceria com outras companhias, concluiu no dia 15/1 uma operação de transporte de cargas especiais de Jaraguá do Sul (SC) até Santana do Livramento (RS) utilizando um comboio composto por seis Volvo 16 FH750, conhecido como o “caminhão mais potente do mundo”.
A viagem realizada para transportar seis aerogeradores de 53 toneladas da marca WEG durou aproximadamente 10 dias, e agora o equipamento será instalado em um parque eólico no Rio Grande do Sul.
Além dos seis caminhões FH750, foram necessários, duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal e mais seis carros de escolta credenciada nos trechos de pista dupla e pista simples.
O FH 16 750 tem esse título por ser considerado o caminhão com maior capacidade de tração do mundo, adequado para até 250 toneladas e cargas indivisíveis, ou seja, para o transporte de turbinas, transformadores, componentes para plataformas de exploração de petróleo e maquinário para a indústria de base.
Com um motor de 16 litros e 750 cavalos, é um veículo indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis. O motor entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este torque continua na faixa plana até 1400 rpm.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA