Facchini

Scania R620 14x4: A maior bomba de concreto do mundo

A cada ano que passa a construção civil surpreende cada vez mais o mundo com prédios e estruturas de tamanhos e proporções inimagináveis. Exemplo disso são os arranha-céus que surgem diariamente nas grandes metrópoles espalhadas pelo mundo.

Mas para acompanhar esses grandes desafios da engenharia e tornarem esses grandes projetos parte da realidade são necessários cada vez mais equipamentos modernos e as vezes gigantescos, capazes de suprirem as necessidades de construção civil.

Visando esse mercado da construção de arranha-céus a Zoomlion (fabricante chinês de máquinas de concreto) em parceria com a Cifa (fabricante italiana de equipamentos de construção), desenvolveram em 2012 a maior bomba de concreto já visto no mundo. O novo equipamento conta uma um mastro que alcança 101 metros de altura, divididos em 7 estágios, sendo os 4 últimos feitos inteiramente de fibra de carbono.


Mas como transportar um equipamento tão grande?
A solução para o transporte foi encontrada junto com a Scania, que foi responsável por construir um chassi de 15,5 metros de comprimento, equipado com um motor v8 de 620 e cv e 7 eixos sendo 4 deles direcionais. E dentre os milhares de caminhões e chassis fabricados pela Scania, esse é considerado o maior até hoje.
Ao final da montagem (caminhão + bomba) todo o equipamento atingiu 18,5 metros de comprimento, mas por ter sido montado sobre um chassi "normal" de caminhão, e não em um veículo especial, esse gigantesca bomba de concreto está em conformidade com as dimensões máximas e pegadas impostas para o transporte rodoviário.

Toda essa grande dimensão e as medidas não muito comuns garantiram um lugar à Scania e à Zoomlion no livro dos recordes de 2012. O equipamento que segue em operação até os dias de hoje tem como principal mercado-alvo a China.
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA