Facchini

Para grandes volumes

A composição romeu e julieta é, sem dúvida, uma das mais empregadas no transporte pesado de longas distâncias rodoviárias na europa. Mas agora, está sendo comum ver essa combinação nas operações urbanas.
A principal vantagem dessa combinação é a sua grande capacidade volumétrica, mesmo que o peso máximo não possa superar as mesmas 40 t de PBTC que permite um único semirreboque. Também chega a medir 18,75 m de comprimento total, dos quais 16,40 m correspondem ao espaço efetivo para carga.
De olho nesses atributos é que o setor de distribuição tem buscado essa alternativa para operar tanto na cidade como em rodovias, pois por ser equipado com pneus single oferece melhor manobrabilidade.
Essas são algumas das múltiplas facetas desse “rebocador”. O modelo da foto é uma solução da DAF, que atrelado a um XF510 FAN (6x2) – as siglas FAN fazem referência ao 3º eixo direcional, single, homolado para 7,5 t (situado atrás do eixo de tração). Atrás dele está um outro reboque de dois eixos também com pneus singles.
Para esse perfil de operação, os transportadores europeus preferem, assim como esse espécime da DAF, um caminhão com potência superior a 500 cv. No caso do XF, o motor MX13 da Paccar possui 510 cv.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA