Facchini

Itabaiana conquista título de ‘Capital Nacional do Caminhão’

A presidente da República, Dilma Rousseff sancionou a Lei de número 13.044 que concede ao município de Itabaiana o título de ‘Capital Nacional do Caminhão’. A lei entrou em vigor nesta quinta-feira (20) após a publicação no Diário Oficial da União. A lei visa valorizar simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.
O projeto de lei que confere ao município de Itabaiana, o título de ‘Capital Nacional do Caminhão’ é de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC) e foi feito no dia 19 de janeiro deste ano.
Na justificativa, o senador argumentou sobre a posição estratégica sobre o transporte de cargas para a região do Nordeste. Segundo Amorim, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital nacional do caminhão, e possui o maior percentual deste transporte por pessoa do país.
"São cinco 5 mil emplacados, além de mais de 4 mil caminhões que foram registrados em outros estados, totalizando aproximadamente 10 mil caminhões, na cidade que conta com 100mil habitantes", informou Amorim.
A produção agrícola de Itabaiana é um dos principais fatores que influenciam a forte concentração desse meio de transporte no município, por ser um grande produtor de cereais, frutas e verduras, graças aos perímetros irrigados, tornou-se um importante exportador regional.
Neste ano, foi realizada em Itabaiana a 49ª da Festa do Caminhoneiro que ocorre tradicionalmente no mês no junho, é comandada pro diversas atrações musicais e reúne centenas de caminhoneiros e milhares de sergipanos e turistas.
FONTE: G1 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA