Facchini

Flogueiros: Futuros caminhoneiros ou criminosos nos acostamentos?

A alguns anos uma nova febre vem tomando conta das BR's do país, principalmente nos trechos próximos a cidades e a postos de combustíveis. Febre esta, que tem como objetivo fotografar caminhões e caminhoneiros no dia a dia, buscando sempre uma foto inédita ou até mesmo um vídeo inédito. Após isso, todo o material registrado é divulgado na internet através de fotolog's, redes sociais e canais de vídeo.
Mas quem são os responsáveis por essas fotos e vídeos? Em sua maioria são jovens com idades entre 14 e 17 anos, que formam grupos e amizades para passarem algumas horas nos acostamentos esperando caminhões e seus motoristas para os fotos. Com o tempo passaram a serem chamados e conhecidos como flogueiros, pois as fotos são publicadas em um site chamado Flogão.
Mas no último ano, essa prática ganhou destaque na mídia nacional, chegando a ser considerada em muitos telejornais como uma criminosa e ilegal. Tudo isso ocorreu, após a divulgação de filmagens de jovens se arriscando na frente de caminhões e de caminhoneiros realizando manobras arriscadas enquanto eram filmados pelos flogueiros.
Após essa repercussão negativa, os flogueiros passaram a serem considerados de forma generalizada como criminosos, e a busca pelas fotos como uma prática perigosa para os demais motoristas que circulavam pelas estradas. Com isso, a PRF passou a monitorar a prática dos flogueiros nas estradas, havendo casos em que câmeras foram apreendidas e os jovens fossem encaminhados a medidas cabíveis do conselho tutelar junto aos responsáveis. 
Mesmo com toda repercussão, muitos jovens não desistiram das fotos, muitos deles afirmam que essa prática tem objetivo valorizar a profissão de caminhoneiro que tanto admiram e sonham em seguir carreira quando crescerem, muitos contam também, que através do flogão fizeram grandes amizades tanto com caminhoneiros quanto com jovens que possuem a mesma paixão. Afirmam ainda que são não todos que incentivam as manobras arriscadas e que os responsáveis por isso que estão trazendo essa imagem negativa para os flogueiros. 
E você, como considera essa prática? Você é um flogueiro ou conhece algum? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. 

Lucas Duarte, editor chefe do Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA