Facchini

Caminhões têm primeira quinzena mais aquecida

Outubro começou mais aquecido no mercado de caminhões. Dados preliminares da primeira quinzena obtidos pela Agência AutoData apontam que na comparação com o mês de setembro a média diária avançou de 509 para 527 unidades, alta de 3,5%.
Com mais dias úteis – 23 dias ante 22 dias em setembro – e índice diário de licenciamentos em viés de alta, outubro se encaminha para tornar-se um dos três maiores meses em vendas do ano para o segmento.
Os dados consideram os emplacamentos até a quarta-feira, 15. Foram licenciados 5 mil 802 caminhões no período, alcançando 104 mil unidades no acumulado do ano.
Caso mantida esta média até o fim do mês o mercado fecharia outubro pouco acima de 12 mil unidades, ou índice de cerca de 8% acima de setembro. Com relação ao ano passado, entretanto, o saldo seria negativo para além de 9%.
Mas com este volume, caso confirmado, outubro seria superado apenas por julho, de 12,4 mil caminhões licenciados, e maio, com 12,7 mil. O terceiro melhor mês do ano até agora é justamente setembro, com 11,2 mil.
A projeção indica ainda redução na curva negativa do acumulado do ano. Segundo a Anfavea, de janeiro a setembro foram comercializados 99 mil 47 caminhões, 14% abaixo do resultado de igual período de 2013.
Se mantida até o fechamento do mês a média diária de vendas da primeira quinzena as vendas acumuladas de janeiro a outubro alcançariam volume perto de 111 mil unidades, recuo próximo a 13,5% ante as 128,5 mil unidades do mesmo período do ano passado.
FONTE: AutoData 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA