Facchini

Randon New R

Equipamento único no Brasil vai transportar até 500ton de carga usando o caminhão mais potente do mundo

A empresa Transportes Pesados Blumenau recebeu duas das primeiras unidades do FH 16 750, o caminhão mais potente do mundo. Para modernizar o sistema de transporte brasileiro, os veículos serão acoplados a uma estrutura única no país que, junto com mais dois FH 540, transportarão cargas indivisíveis de até 500 toneladas. O investimento total deste material foi em torno de R$ 8 milhões. A primeira operação com o equipamento, já com as adaptações necessárias às rodovias nacionais, está prevista para setembro. A comercialização dos potentes veículos foi feita pelo Grupo Dicave, com sede em Itajaí.  
“A viga para transporte, da marca Goldhofer, foi trazida da Alemanha com objetivo de atender à demanda de clientes como refinarias, usinas hidrelétricas, termoelétricas e grandes indústrias, cuja dimensão e peso dos equipamentos têm aumentado a cada dia, exigindo transporte seguro e, principalmente de acordo com a legislação pertinente”, afirma o diretor administrativo da empresa, Gladir Dassoler. Esta é a segunda viga fabricada no mundo, a outra foi vendida para a Tailândia.
A ampliação dos transportes especiais deverá gerar novos negócios à empresa Transportes Pesados Blumenau, pioneira neste segmento no Estado. O pioneirismo está também na aquisição dos veículos. A companhia adquiriu dois dos três primeiros vendidos em Santa Catarina. Cada um deles demanda pelo menos 10 pessoas para executar o planejado.  
Da marca Volvo, os caminhões foram adquiridos na Dicave, grupo com sede em Itajaí e representante exclusiva da multinacional em Santa Catarina. O FG 16 750 é também o mais seguro do mundo. É um veículo especial, com dirigibilidade acima da média e detalhes que o tornam único e especial, se destacando dos demais caminhões.

O mais potente do mundo
O FH 16 750 tem esse título porque possui as características exclusivas, como dirigibilidade acima da média e detalhes que o tornam único e especial, se destacando dos demais caminhões em termos de potência, força, conforto e segurança. Em relação à segurança, aliás, a Volvo realizou diversos testes antes de apresentar o veículo ao mercado. Foram simulações que garantiram o título de caminhão mais seguro do mundo, indo muito além das necessidades exigidas pelas autoridades.
Entre as novidades, o sistema de anti-intrusão frontal que garante um efeito de máxima absorção de impacto em caso de colisão frontal com um carro, aumentando as chances de sobrevivência dos passageiros. Já o sistema alcolock bloqueia a partida do veículo assim que detecta a presença de álcool ingerido pelo motorista. Com o EBS há o controle eletrônico de frenagem, que garante ao motorista a frenagem de seu veículo de forma eletrônica e controlada. Também consegue controlar a tração e o auxílio de partida em rampa de forma mais eficiente.
FONTE: Assessoria de Imprensa Dicave 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA