Facchini

Imprensa do transporte perde o mestre Marco Antonio Souto Maior

As redações que escrevem sobre transporte no Brasil estão mais tristes hoje. Faleceu, após complicações pulmonares, o grande jornalista Marco Antonio Souto Maior, editor-chefe da Revista TranspoData e grande pioneiro do jornalismo especializado em transporte de cargas no nosso país.
Marquito, como era carinhosamente conhecido pelos amigos e colegas de imprensa, tinha características marcantes em seu texto e sempre foi um defensor ferrenho da ética e da seriedade na imprensa. Costumava dividir seu vasto conhecimento com os mais jovens, incluindo este escriba, que redige estas palavras com um nó na garganta que teve a felicidade de ficar marcado como o repórter que recebeu uma das últimas chamadas de atenção do mestre, há poucos dias, em um post no Facebook.
Souto Maior praticamente foi um dos que inauguraram a imprensa especializada sobre caminhões no Brasil, lá no começo dos anos 1970, quando editava a revista “O Carreteiro”, ainda na editora Abril, título que até hoje se mantém forte no mercado.
Dentre seus feitos, foi um dos consultores da TV Globo para a primeira temporada da série “Carga Pesada”, que contava as aventuras dos caminhoneiros Pedro e Bino pelas estradas do Brasil. Assim como Ariverson Feltrin, um dos mestres e incentivadores deste Portal, Marco Antonio Souto Maior está entre um dos maiores jornalistas do setor em todos os tempos e deixa seu legado para os que ficam com a missão de manter a imprensa especializada sem a sua presença.
Esta é a homenagem do Portal Transporta Brasil e toda sua equipe para o saudoso Marco Antonio Souto Maior, de quem nos despedimos com pesar, com o compromisso de manter o padrão alto deixado por ele na imprensa do setor.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA