Facchini

Scania leva linha de semipesados à Femetran 2013

A linha de caminhões semipesados da Scania, destaque da empresa nos dois últimos anos, estará exposta no estande da marca na Femetran 2013, de 21 a 24 de maio. Ideais para operações de médias e longas distâncias, retiradas e entregas em centros de distribuição, e indicados para situações “para e anda” das grandes capitais, os veículos do segmento serão apresentados aos comerciantes e empresas do setor hortifrúti no Ceagesp.
“Estarmos presentes mais uma vez na Femetran. É uma oportunidade para que os clientes comprovem todos os diferenciais dos semipesados Scania para o setor hortifrúti”, diz Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da montadora no Brasil.
A oferta de produtos semipesados de cabina P da Scania contempla opções nas configurações de tração 4x2, 6x2 e 8x2, com diferentes distâncias entre eixos, que podem receber implementos dos tipos caçamba, unidade frigorífica, tanque, sider/baú e carga seca. Os modelos possuem potência nas faixas de 250, 270 e 310cv, todos com motores de 9 litros. A modelo P 270 é o único do mercado a oferecer caminhão movido a etanol.
“O sucesso da linha de semipesados Scania, lançada no Brasil há pouco mais de dois anos, se comprova pelo aumento neste ano de 93% nos emplacamentos de janeiro a abril em relação ao mesmo período de 2012”, diz Santos. Nos quatro primeiros meses de 2012, foram emplacadas 191 unidades; já em 2013, o montante registrado foi de 369 caminhões.
Superioridade comprovada para o setor de produtos hortifrúti
Grandes marcas do setor hortifrúti já testaram e comprovaram a superioridade do semipesado Scania. A Agro Ciro, empresa que planta, transporta e vende tomates está no mercado há 16 anos e utiliza o P 310, modelo que estará exposto na Femetran deste ano, para distribuir seus produtos. “A Agro Ciro optou pelo P 310, especialmente pela economia de combustível que oferece, fato comprovado que surpreendeu o cliente, além do quarto eixo de fábrica, que possibilita aumento na capacidade de carga”, explica o diretor da Scania.  
Os caminhões semipesados da Scania são os únicos a oferecer caixa automatizada, o Scania Opticruise (item opcional), que em sua terceira geração ganhou mudanças de marchas mais rápidas, além de ter a carcaça confeccionada com materiais mais robustos. Esse equipamento ajuda a corrigir eventuais erros de direção do condutor e proporciona redução de custos com manutenção e combustível, fatores essenciais para manter operação rentável no setor hortifrúti.
Outros itens exclusivos dos caminhões Scania são: balança digital no painel (para medir o peso e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança) e suspensão a ar, ambos de série. A suspensão pneumática agrega capacidade superior e maior preservação da carga nos serviços de carregamento e descarregamento.
Os modelos semipesados da Scania possuem os melhores sistemas de suspensão e freios do segmento. No P 310 8x2, a Scania é a única a oferecer suspensão traseira no sistema pneumático com duas bolsas de ar e exclusivo sistema ELC, que garante a altura de condução com carga. O conjunto de freios conta com sistema pneumático de duplo circuito e ação direta, com circuitos independentes nos eixos dianteiros e traseiros, de estacionamento e de emergência.
A Scania também oferece um pacote de serviços com soluções adequadas a cada perfil e necessidade do cliente. A marca disponibiliza diferentes opções, tais como contratos de serviços, Scania Oil, sistema de troca, peças originais, mão de obra especializada, treinamento de motoristas, Scania Assistence, garantia de fábrica, atendimento em mais de 100 pontos de atendimento Scania, que cobrem todo o território nacional, além de planos de manutenção customizados. 
FEMETRAN - Em seu estande na feira, a Scania vai expor o modelo P 310 8x2, que oferece o maior torque da categoria (1.550Nm), garantindo menor consumo de combustível e maior agilidade de entrega. O veículo permite levar diferentes comprimentos de implementos, em virtude da maior capacidade volumétrica de carga da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300mm), com a maior área disponível para carregamento.
A cabine-leito garante maior conforto, ergonomia e segurança ao motorista, que ao se locomover por médias distâncias poderá pernoitar em seu espaçoso interior.
Outro modelo da linha que estará exposto é o P 250, que também pode ser muito eficiente para o transportador que atende o setor. O caminhão possui três versões de tração (4x2, 6x2 e 8x2), tem potência de 250 cavalos e desenvolve torque de 1.150 Nm. Seu peso bruto total legal (PBT) é de 16 toneladas. Os freios ABS e o controle de tração são itens do pacote de opcionais.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA