Facchini

Atego Mercedes-Benz – Referência nos caminhões de carga de curtas distâncias

O quarto e último membro da família de caminhões Mercedes-Benz na Europa a receber a uma remodelação completa é o novo Atego Euro 6. Ele chega ao mercado com a missão de continuar sua carreira de sucesso, e de manter-se como mais vendido do segmento de distribuição de cargas em curtas distâncias, com peso bruto total – PBT entre 6,5 e 16 toneladas.
Em nova versão, o líder do mercado europeu, o Mercedes-Benz Atego reafirma sua posição de referência no segmento de caminhões leves e médios com relação à qualidade, confiabilidade, custos de manutenção, bem como durabilidade. Além disso, agora, a lista de atributos do Atego ficou ainda mais extensa, devido à introdução de numerosas inovações com relação ao sistema de tração, chassis e cabina.
Tração high-tech traz melhora substancial em termos de economia
No coração do novo sistema de tração do Atego destacam-se dois motores totalmente remodelados BlueEfficieny Power Euro 6, o estado da arte em tecnologia que os distingue como representantes do padrão máximo em concepção de motores.
Sete versões de motores Euro 6 podem ser combinadas com uma ampla gama de transmissões, tanto na versão manual, quanto na automatizada. O objetivo é adequar-se a todas as faixas de potência, garantindo que se obtenha a melhor combinação para atender a cada requisito específico das operações de distribuição em curta distância.
Em suas versões de caminhões leves, o novo Atego apresenta motores de quatro cilindros BlueEfficiency Power da série OM 934, com deslocamento de 5,1 litros e quatro opções de potência. Estes motores de ponta, com dois eixos de comando de válvulas superiores e válvula de escape ajustável, cobrem com perfeição a gama de desempenho que vai de 115 kW (156 hp) a 170 kW (231 hp) e que é necessária para serviços de distribuição em curtos percursos.
O novo Atego está disponível também em três opções de motores de seis cilindros da série OM 936 commom rail, com desempenho na faixa de 175 kW (238 hp) a 220 kW (299 hp) e deslocamento de 7,7 litros.
Com um torque excepcionalmente alto em baixas rotações, esses motores Euro 6, de eficiência extrema, consomem significativamente menos combustível, a despeito da redução das emissões de material particulado e de NOx (Óxidos de Nitrogênio) atingirem 90%, quando comparadas às dos motores Euro 5. Além disso, asseguram mais um importante benefício: maiores intervalos de manutenção.
Os motores Euro 6 atendem às normas de emissões que ainda irão entrar em vigor na Europa graças ao sistema de resfriamento da recirculação dos gases de escape e a um escapamento compacto que integra o sistema SCR (redução catalítica seletiva), bem como a um filtro de particulados “closed-loop”. A adoção da sofisticada tecnologia BlueTec 6 de tratamento dos gases de escape levou a uma redução de 50% no consumo de ARLA em comparação com os motores Euro 5.

Câmbio automatizado e sistema ESP de série
A força dos novos motores é transmitida por meio dos câmbios automatizados Mercedes PowerShift 3 de seis ou oito marchas, itens de série na Alemanha. O recém-introduzido Mercedes PowerShift 3 de oito marchas disponibiliza as mudanças automatizadas mesmo para os motores maiores. Opcionalmente, estão disponíveis para o novo Atego os câmbios de seis ou nove marchas de acionamento manual com assistência elétrica. Neste caso, a alavanca está ergonomicamente posicionada no painel de instrumentos, o que facilita de forma notável a operação.
A configuração do sistema de tração do novo Atego inclui, como item de série, o Stability Control Assist (assistente de controle de estabilidade), conhecido nos automóveis como ESP. Um redesenhado freio-motor de descompressão, de dois estágios e alto desempenho (no caso do motor de seis cilindros está opcionalmente disponível com uma potência de até 300 kW), atua em conjunto com os freios a disco controlados eletronicamente, em todos os eixos, a fim de possibilitar máxima segurança de manejo.
A Mercedes-Benz oferece o retarder permanente, com imã livre de desgaste e 650 Nm de torque de frenagem, único nessa categoria de aplicação, proporcionando assim um poderoso apoio adicional para o sistema de frenagem.

Visualmente, também um membro da nova geração de caminhões
Com a chegada do novo Atego, o veículo para serviços de distribuição em curtas distâncias do segmento de PBT de 6,5 a 16 toneladas, a nova geração de caminhões da Mercedes-Benz está agora completa. E também na aparência, este Atego se enquadra bem em uma linha que já inclui as famílias Actros, Antos e Arocs. O design do parachoque, com luzes para condução diurna (uma versão em LED está disponível como opcional) define a face peculiar do Atego e deixa clara a sua personalidade individual, além de possibilitar identificá-lo imediatamente como membro da família de caminhões atuais da Mercedes-Benz.
Dentro da cabina do Atego o motorista encontrará um interior totalmente redesenhado, com um design de cockpit que, em termos de estilo e funcionalidade, se alinha com os do Actros, Antos e Arocs. Entre seus destaques incluem-se: painel de instrumentos com uma tela ampla e clara, volante multifuncional de série (opcionalmente, disponível em couro), bancos com novo design e apoios integrados para a cabeça e descanso de braços (em conjunto com o Mercedes PowerShift 3) e colchão de espuma de 7 zonas em peça única.
Para enfrentar os desafios da crescente complexidade das operações de distribuição em curtas distâncias, o novo Atego oferece a possibilidade de integração de dispositivos multimídia, juntamente com recursos adicionais fornecidos pelo novo conceito de eletroeletrônica.

Ampla gama de versões para diversas aplicações
Com uma lista abrangente de aprimoramentos no chassi, na suspensão traseira e na montagem de cabinas, juntamente com um novo sistema de direção, o Atego Euro 6 estabelece novos padrões quanto à dinâmica de condução, segurança no manejo e conforto. Com um total de 42 diferentes modelos, ampla gama de entre eixos, três comprimentos de cabina e versões com tração em todas as rodas, este caminhão Mercedes-Benz atende a todas as necessidades dos clientes europeus, bem como às exigências do segmento de serviços de distribuição em curtas distâncias daquele mercado.

Ficha:
- Sete motores Euro 6 com quatro ou seis cilindros e potências entre 115 kW (156 hp) e 220 kW (299 hp) asseguram maior economia
- A cabina “Comfort”, disponível em quatro versões, proporciona um local de trabalho com ergonomia perfeita para o motorista
- Assistente de controle da estabilidade e luzes diurnas de circulação são itens de série
- Novo câmbio automatizado Mercedes PowerShift 3 de oito marchas para motores de 175 kW (238 hp) a 220 kW (299 hp)
- Item opcional, o retarder possibilita frenagem sem desgaste, contribuindo para a atuação do novo freio-motor
- Nova suspensão combina o máximo em segurança de manejo com ótimo conforto
- Novo Atego reafirma sua posição de destaque no segmento de 6,5 a 16 toneladas de PBT
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA