Home > Novembro 2012

Novembro 2012

Consórcio Scania ganha Prêmio Marketing Best

30 de novembro de 2012 Category : , 0

O Consórcio Scania Brasil foi um dos vencedores na noite de ontem (29) do Prêmio Marketing Best 2012, um das primeiras e mais prestigiadas congratulações de marketing do País. O case premiado foi da campanha de comunicação integrada que marcou os 30 anos de mercado do primeiro consórcio de veículos comerciais pesados. O evento foi realizado na casa de shows HSBC Brasil, em São Paulo.
Em comemoração aos 30 anos, o consórcio criou uma ação em que os primeiros 1.500 clientes que comprassem cotas para a aquisição de caminhões e chassis de ônibus da marca até junho, ganhariam viagens para Roma (Itália). Aqueles que comprassem cotas para o modelo G440 6x2 ou veículos superiores poderiam levar um acompanhante. No total serão cerca de 3200 pessoas contempladas, entre clientes, seus familiares e convidados. O primeiro grupo embarcou no dia 10 de outubro e o último no dia de hoje (30). Cada grupo fica hospedado cinco noites em Roma.

Porto de Paranaguá terá novo acesso para acabar com fila de caminhões

Category : , 0

A licitação para contratação do serviço que vai construir um novo acesso para caminhões ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá (PR) foi autorizada pelo governador do Paraná, Beto Richa, informou a APPA (administração portuária), em nota, ontem, quinta-feira.(29).
O porto, um dos principais para exportação de commodities agrícolas do Brasil, recebe boa parte das cargas exportadas por caminhões e sofre com filas de veículos na época do pico de safra, o que acaba atrasando as operações.
O projeto prevê a construção de 1,2 km de via marginal que irá ordenar o fluxo de caminhões ao pátio, construído na década de 70, promovendo a segurança no tráfego e mais agilidade no acesso, segundo o porto.
De acordo com a Appa, a solução a ser adotada prevê a implantação de um canteiro central e a delimitação do acesso ao pátio de triagem por via marginal.

Mercedes-Benz fornecerá 2.600 ônibus para transporte de alunos na zona rural

Category : , , 0

A Mercedes-Benz irá fornecer 2.600 ônibus rural escolar OF 1519 R para o programa “Caminho da Escola”, ação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE, órgão ligado ao Ministério da Educação. Essa expressiva venda é fruto de uma parceria com a encarroçadora Caio. Os veículos serão fornecidos ao longo de 2013.
“Além de atender a todos os requisitos do edital do FNDE, o OF 1519 R oferece itens exclusivos que ampliam ainda mais o nível de conforto e segurança, propiciando qualidade no transporte de alunos da zona rural, condição essencial dessa iniciativa de inclusão do governo federal”, diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.
O volume de 2.600 ônibus amplia para mais de 4.700 veículos as vendas realizadas pela Mercedes-Benz para o governo federal desde o mês de agosto deste ano. Foram 1.567 caminhões Atego 1725 4×4 para o Exército Brasileiro, além de 110 unidades desse modelo Atego para a Marinha; 25 unidades do Atego 1726 4×4 para a Aeronáutica e 400 ambulâncias Sprinter para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ministério da Saúde.

Renovação da frota de caminhões é fundamental para redução de custos e acidentes

29 de novembro de 2012 Category : 0

Com mais caminhões antigos em circulação, está comprovado que aumentam os índices de poluição, o número de acidentes nas rodovias, o consumo de combustível e os gastos de manutenção, entre outros fatores. A renovação dessa frota e a eficiência logística foram tema de debate nessa quarta-feira (28), em Brasília, durante o 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs).
Moderado pelo presidente da Seção de Transporte de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, o debate contou com a apresentação do programa da CNT RenovAr – projeto que vislumbra consolidar mecanismos econômicos, financeiros e fiscais para estimular a renovação da frota brasileira de caminhões.
De acordo com a coordenadora de projetos especiais da Confederação, Marilei Menezes, o programa tem como uma de suas metas auxiliar principalmente os profissionais autônomos. “À medida que a frota envelhece, ela passa da mão da empresa para o caminhoneiro autônomo, que é justamente quem tem mais dificuldade para acessar o crédito e menos condições de trocar por um veículo mais novo”, afirmou.

Iveco realiza ação itinerante para promover novo Tector

Category : , , 0

A Iveco preparou uma ação especial para crescer no segmento de caminhões semipesados, um dos mais disputados pelas montadoras no Brasil e que representa 30% do mercado total de veículos comerciais. Com lançamento oficial previsto para 3 de dezembro deste ano, o “Tech Drive Tector” é uma ação de experimentação de quatro modelos Iveco Tector por motoristas e autônomos em postos de combustíveis localizados em rotas estratégicas de circulação de caminhoneiros, passando por oito cidades de quatro Estados e rodando mais de 4.500 quilômetros em 33 dias de eventos. O objetivo é fortalecer a imagem do Tector junto aos principais formadores de opinião: os caminhoneiros autônomos e motoristas de frotas. A ação prevê cerca de 3.000 test-drives, sendo dividida em duas etapas: a primeira será de 3/12 a 22/12 de 2012, e a segunda de 7 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013.
“A meta do ‘Tech Drive’ é tornar o Tector uma referência dentro deste nicho, aumentando sua participação nos serviços de distribuição geral, atividades vocacionais, construção civil e segmento atacadista”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco. Em todos os eventos estarão disponíveis quatro modelos Tector, entre eles o 170E22 Attack (opção de entrada) e o 240E28 Stradale (a versão “Top de Linha”, com acabamento diferenciado, suspensão de cabine mais macia e ar-condicionado de série).

MAN Latin America alcança marca de 100 mil veículos exportados

28 de novembro de 2012 Category : , 0

A MAN Latin America acaba de alcançar a marca de 100 mil veículos exportados em 31 anos de operação. Um VW Constellation 19.320 Titan Tractor enviado à cidade de Córdoba, na Argentina, fez com que a marca chegasse ao patamar histórico. Só nos últimos dez anos, a montadora exportou mais de 76 mil caminhões e ônibus Volkswagen – em 2012, os caminhões MAN TGX começaram a ser montados em Resende (RJ), e a nova marca chegou a mercados como o Peru e o Uruguai.
Trinta e cinco unidades dos caminhões VW 11.130 e 13.130 enviadas ao Paraguai e ao Chile em 1981, marcaram o início da história das exportações da MAN Latin America. Nesta época, a fabricação dos veículos era feita na Fábrica 4, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1º de novembro de 1996, após um curto período de produção na unidade do Ipiranga em São Paulo (SP), a cidade de Resende (RJ) passou a sediar as Operações de Caminhões e Ônibus Volkswagen. Lá são fabricados os cerca de 100 modelos Volkswagen enviados a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, além dos MAN TGX destinados ao mercado brasileiro.

Safra recorde demanda mais 20 mil caminhões

Category : 0

O diretor de Logística da trading Noble Group, Ricardo Nascimbeni, disse nesta quarta-feira que o crescimento da produção brasileira de grãos na temporada 2012/13 vai demandar cerca de 20 mil caminhões a mais para escoamento da safra.
Neste ano, contudo, o licenciamento de caminhões novos foi reduzido em 30% ante 2011, destacou ele durante o Fórum Safra Recorde de Grãos: Os Desafios da Logística em 2013. "O crescimento da frota e de motoristas é menor à necessidade da safra 2012/13", informou.
Ressaltando a atual dependência da matriz logística brasileira do transporte rodoviário, ele sinalizou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa contribuir para a expansão da frota de caminhões. "São nesses momentos que decisões do governo são importantes. A possibilidade de se comprar caminhões com taxa de juro incentivada está em linha com o que nós precisamos", acrescentou.

Comboio leva carga especial de Santos (SP) ao Mato Grosso do Sul

Category : , 0

Um comboio de 22 carretas de contêineres alinhadas deixou o Porto de Santos (SP) com destino a Aparecida do Taboado (MS). A operação especial, comandada pela DC Logistics Brasil, transportou o maquinário que será utilizado em uma nova linha de produção de coberturas isotérmicas na cidade.
O volume total de 22 contêineres desembarcou no porto num lote único e assim foi transportado. O trajeto levou 48 horas para ser percorrido.
“Por ser embarque de uma máquina (e não de suas partes e peças), foi importante o embarque único. Além disso, fizemos a entrega em comboio desde Santos até Aparecida do Taboado, uma vez que para o cliente esta necessidade era fundamental”, salienta o managing director da DC Logistics Brasil, Ivo Mafra.

Autofax lança solução inovadora em evento da NTC & Logística sobre a lei 12.619 – Controle de jornada de trabalho do motorista

Category : , 0

No dia 29 de novembro, o Diretor Executivo da Autofax, Laércio Soares, fará uma palestra sobre Soluções Tecnológicas no painel do Encontro com Embarcadores, Transportadores, Governo - aplicação da Lei 12.619/2012, na NTC & Logística, em São Paulo.
O evento tem por objetivo reunir as pessoas envolvidas para fazer um balanço inicial da aplicação da lei do motorista e das próximas ações a serem tomadas. Além disso, o encontro tratará do uso de instrumentos tecnológicos capazes de contribuir nos controles que passaram a ser obrigatórios.
Durante o Encontro, Laércio Soares divulgará a nova tecnologia NEXU, um meio eletrônico idôneo com validade jurídica para controle de jornada de trabalho do motorista, conforme exigência da Lei Federal 12.619.
Nexu é uma plataforma integradora de dados, que assegura a troca de informações por meio de login controlado, com validade jurídica para a identificação do usuário e controle ao acesso de informações. É uma solução modular que também atende a outras necessidades do mercado de logística e transporte como  processamento de pagamento do frete, averbação eletrônica, canhoto eletrônico etc.

Randon é a Melhor na categoria Carrocerias e Implementos para caminhões

27 de novembro de 2012 Category : , , 0

A Randon S.A Implementos e Participações recebe hoje (27/11), no Hotel Unique, em São Paulo, o prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2012 na categoria carrocerias e implementos para caminhões. A premiação, promovida pela OTM Editora, destaca as empresas pela sua performance econômico-financeira referente ao exercício de 2011. A premiação será recebida pelo diretor comercial da Randon S.A, Vanei Geremia e conta com a participação dos executivos da Randon São Paulo. 
Durante o evento será realizada uma retrospectiva e homenagem aos 25 anos da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte às empresas e empresários que, assim como a Randon, participaram ao longo dos anos das mudanças na economia brasileira e persistiram numa trajetória de sucesso. Além disso, será realizada a premiação do 44º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frota.
FONTE: SEGS 

Transportadora Americana leiloa parte da frota de caminhões

Category : , 0

A Transportadora Americana iniciou o processo de renovação da frota de caminhões com a abertura de um leilão eletrônico administrado pela Superbid.
Ao total são 25 caminhões das marcas Mercedes Benz e Scania: dois MB AXOR 1933 S 2005, nove MB 1420, 2002,  nove MB 710 2000 e 2001,  quatro SCANIA P94 GA4X2 NZ 310, 2005 e um MB Accelo 715 2005. Os veículos estão a disposição para visitas na cidade de Americana (SP).
O leilão acontece até o próximo dia 04 de dezembro às 14 hs.
As fotos e descrições completas dos veículos estão disponíveis no site (www.superbid.net). Para ofertar lances é necessário se cadastrar e solicitar a habilitação. Todo o processo pode ser feito online.
Os interessados em visitar os ativos antes do leilão devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Superbid, através do Telefone: (11) 2163-7800 ou via e-mail: cac@superbid.net

Em 30 anos, Mercedes-Benz já capacitou 200 mil motoristas no Brasil

Category : , , 0

A Mercedes-Benz já acumula 30 anos dos programas de treinamento voltados a empresas de transporte. Desde 1982, foram mais de 200.000 motoristas e monitores treinados, sendo 6.000 profissionais somente em 2012.
“Temos o compromisso com a formação dos motoristas, contribuindo para que eles aproveitem todo o potencial de seus veículos no dia-a-dia de trabalho e ainda possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil.
As atividades de treinamento, que, além de clientes, também atendem às equipes dos concessionários e da própria fábrica, são coordenadas pela área Global Training, localizada na planta da Mercedes-Benz do Brasil em Campinas (SP) e com unidades em Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Primeira quinzena de novembro tem alta de 17,4% no mercado de caminhões

26 de novembro de 2012 Category : 0

A primeira quinzena de novembro mais uma fez reforça a recuperação do mercado de caminhões nesta reta final de 2012. As vendas de comerciais pesados somam 6.663 caminhões emplacados, número que representa alta de 17,4% em relação à primeira quinzena de outubro. A retomada tem como principal incentivadora a redução da taxa de financiamento do Finame para 2,5% ao ano. Os números foram divulgados pela Fenabrave.
No entanto, a comparação com o mesmo período de 2011 segue abaixo, com retração de 6,75%. No acumulado de 2012, foram comercializados 119.300 veículos, queda de 21% ante o registrado no ano passado.
A liderança entre todas as categorias ficou novamente com a MAN Latin America, que agora soma 27,95% de participação de mercado contra 22,98% da Mercedes-Benz. Entre os veículos semi-leves, o Iveco Daily 70C17 foi o modelo mais vendido, com 95 unidades. O Volkswagen 8.160 foi o leve mais comprado, com 375 emplacamentos.

Iveco Tector Attack é o caminhão do ano no prêmio Autodata 2012

Category : 0

A Iveco acaba de conquistar mais um Prêmio AutoData, um dos maiores reconhecimentos do setor automotivo no Brasil. Desta vez, a montadora foi reconhecida na categoria Veículo Caminhão com o Iveco Tector Attack. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu ontem, 22 de novembro, na sede da Abimaq, em São Paulo, e contou com a participação da equipe da Iveco e dos principais executivos das montadoras de veículos e de seus fornecedores.
Segundo Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação da Iveco, o prêmio AutoData é mais um reconhecimento ao talento dos profissionais da montadora de caminhões que mais cresce no Brasil. “Estar entre os melhores do setor automotivo do Brasil, com a conquista de um prêmio desta magnitude é mais uma prova da consolidação da Iveco no País e do reconhecimento dos profissionais do setor e de nossos clientes em relação à qualidade e tecnologia dos nossos produtos”, comenta.
Na categoria Veículo Caminhão, o Iveco Tector Attack foi considerado o melhor do setor por ser o veículo com o melhor custo benefício do segmento. Disponível nas versões 4x2 e 6x2, o modelo reúne robustez, durabilidade e economia, atributos que o torna uma excelente opção de entrada no segmento dos semipesados.

Novo programa da Mercedes-Benz conscientiza sobre importância da manutenção dos freios da carreta

Category : , 0

Um novo programa que visa aumentar os cuidados dos caminhoneiros com suas carretas foi anunciado pela Mercedes-Benz do Brasil. A área de Global Training da empresa, localizada na unidade de Campinas – SP, desenvolveu a cartilha de Manutenção de Freios de Carreta, distribuída diretamente a clientes ou por meio da rede de concessionários.
Este livreto foi especialmente concebido para motoristas, auxiliando-os no dia-a-dia. De forma didática, o material aborda em detalhes a importância da harmonização dos freios do cavalo-mecânico com os dos diversos tipos de semirreboques.
“Muitos motoristas realizam manutenções preventivas e corretivas somente em seus caminhões, não se preocupando com a verificação e manutenção periódica do funcionamento do sistema de freios dos implementos que rebocam, deixando para o cavalo-mecânico a responsabilidade de parar também o semirreboque”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil.

Scania lança em evento no Grande ABC primeiro caminhão 6×2/4 do Brasil

23 de novembro de 2012 Category : , , 0

Uma novidade pioneira chegou ao mercado. A Scania apresenta na 15ª Exposição de Transportes, que será realizada até sábado, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo – SP, o caminhão de especificação 6×2/4, que reduz os custos operacionais do cliente. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv. A configuração P 360, destinado ao segmento de transporte de automóveis (cegonha), está em exibição no evento paulista.
“Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Com a configuração 6×2/4, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”
Para reduzir os custos operacionais, o Scania 6×2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6×2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.

Venda de caminhões se recupera e ano de 2012 finalmente começa para montadoras

Category : 0

O setor de caminhões e ônibus começa a dar seus primeiros sinais de recuperação no ano, com cerca de sete meses de atraso. A expectativa era a de que as vendas melhorassem desde abril, diante do fato do aumento de preços decorrente da introdução da tecnologia Euro V.
Porém, o que se viu foi uma queda, em geral, na casa de 40% na comparação com o ano passado. Mas, com o desempenho registrado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e com os dados de emplacamentos da entidade que representa as concessionárias, a Fenabrave, divulgados ontem, 2012 acaba de começar para as montadoras dos pesados.
Segundo os dados da Fenabrave, as vendas de caminhões e ônibus, na primeira quinzena de outubro, avançaram 15,67% em relação ao mesmo período de novembro, passando de 6.765 veículos para 7.825unidades. Mesmo assim, apontou a entidade, esse patamar está 10,74% abaixo do que foi registrado no ano passado, fato que pode ser explicado pela corrida que foi verificada nos últimos de meses de 2011 em função do reajuste que os veículos teriam com o Euro V e que ficou entre 15% e 20%, em média.

Locar realiza transporte de equipamento super pesado para a Volkswagen

Category : , , 0

A Locar, especialista em movimentação e transporte de cargas superdimensionadas e super pesadas, foi contratada pela Schuler, indústria de equipamentos pesados, para realizar a transferência de uma linha de prensa entre a fábrica da cliente, em Diadema (SP) e a planta da Volkswagen em Taubaté, também no Estado de São Paulo.
Segundo a Locar, a operação envolverá o transporte de peças de até 110 toneladas entre as duas cidades e poderá necessitar de até 20 viagens para a transferência completa de todas as partes da linha de prensa.
O transporte das peças começou no dia 15 de outubro e deverá se estender até pelo menos o final de novembro.

Roubos de cargas no país tem aumento de 5,7% em 2011

Category : 0

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela assessoria de segurança da NTC&Logística, o número de ocorrências de roubo de cargas registradas em 2011 teve um aumento de 5,7% em comparação à 2010. No ano passado, foram registradas 13 mil ocorrências, sendo o Sudeste a região com maior incidência, 83,57%.
“Temos uma grande dificuldade em coletar os dados regionais e estaduais todos os anos, por que muitos estados não disponibilizam estes números publicamente e, nesses casos, utilizamos os dados fornecidos por outras fontes, entre as quais as empresas seguradoras”, explica o coordenador da entidade, Coronel Paulo Roberto de Souza. Em comparação ao ano de 2009, houve uma pequena queda no número de casos, 2%, porém um aumento considerável no valor das mercadorias, que foi de R$ 900 milhões, em 2009, e R$ 920 milhões, em 2011.

Menor crescimento da economia reduz venda de caminhões e ônibus em 2012

20 de novembro de 2012 Category : 0

Enquanto as vendas de veículos leves aumentam em 2012, resultado de medidas de incentivo do governo como a prorrogação da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até o final do ano, os números sobre o comércio de caminhões e ônibus são mais pessimistas. O cenário avaliado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela que os transportadores de cargas estão mais cautelosos com o nível de investimentos na atividade.
Uma das razões para a redução nas vendas é a menor expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012. Dados do relatório Focus do Banco Central, divulgados no final de outubro, indicam que a estimativa de expansão da economia este ano é de 1,57%. A taxa é menor que o aumento de 2,7% registrado em 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números têm reflexo no mercado. A Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que, no acumulado de janeiro a outubro, 113.937 caminhões novos foram licenciados. Em 2011, no mesmo intervalo, foram 143.781 unidades comercializadas - variação negativa de 20,8%. Apenas em outubro, por exemplo, 12.620 novos veículos de carga foram licenciados. A quantia é 9,1% inferior aos 13.880 modelos vendidos no ano passado.

Construção: vendas devem cair 19% em 2012

Category : 0


As vendas de equipamentos e máquinas de construção no Brasil devem encerrar o ano com pouco mais de 68 mil unidades, volume que, se confirmado, será 19% menor do que o verificado em 2011, quando o País consumiu 83.545 novas máquinas. A projeção foi apresentada em estudo da Associação Brasileira de Equipamentos para Construção (Sobratema), que atribui o resultado ao fraco mercado de caminhões neste ano.
“Esse resultado se deve, basicamente, ao declínio nas vendas de caminhões em função da antecipação de compras das empresas feita no ano passado, por causa das mudanças promovidas nos veículos modelo 2012 para atender as novas normas de emissões do Proconve-7, medida que deixou os veículos mais caros”, afirma Mario Humberto Marques, vice-presidente da Sobratema. Ele acrescenta que o segmento de caminhões é responsável por até 50% do resultado final das vendas de equipamentos.

Volvo corta produção de caminhões após queda nas vendas

19 de novembro de 2012 Category : , , 0

A segunda maior fabricante de caminhões do mundo, a Volvo, disse nesta sexta-feira que está cortando turnos e encurtando as jornadas de trabalho após as vendas de seus caminhões caírem 8 por cento na comparação anual em outubro.
A companhia sueca disse que a demanda por caminhões de longa distância estava desacelerando na América do Norte em um sinal de incerteza econômica, enquanto a fraqueza na Europa pode fazê-la cortar a produção no continente.
"As decisões foram tomadas para reduzir a produção de caminhões da Volvo na Europa através da suspensão de turnos e dias parados para atender à demanda menor no terceiro trimestre", disse a companhia.

Excesso de peso prejudica rodovias paranaenses e põe em risco vida do motorista

Category : , 0

O excesso de peso nos caminhões que trafegam no Paraná é um fardo pesado demais para as rodovias. A conclusão é de um relatório elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Veículos com carga acima do permitido, além de favorecerem a ocorrência de acidentes, são em grande parte responsáveis por danos no pavimento das estradas. A prática causa ainda aumento do consumo de diesel e desgaste mais rápido nos veículos, especialmente pneus e suspensão.
A pesquisa foi feita por iniciativa da Superintendência Regional Campos Gerais, com sede em Ponta Grossa, em postos de balança localizados em várias regiões do Estado, segundo informa Vanderlei Carlos Zanella, do setor de concessões do DER. O levantamento, com base em estudos do engenheiro Rubem Penteado de Melo, indica que transportar cargas além do peso permitido, com a intenção de melhorar o desempenho, também reduz a oferta de fretes, prejudicando a categoria como um todo.
Conforme a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e Segurança Rodoviária do DER, de janeiro a junho de 2012, do total de 14.233 pesagens efetuadas em veículos de carga, 9% acusaram excesso de peso, ou seja, 1.221 caminhões trafegavam acima do volume de carga permitido. A estatística é dos postos de pesagens de cinco regiões do Estado (CETs, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste). O DER emitiu multas de R$ 1.027.820,99 por excesso de peso, no período.

Crise derruba lucro da Randon em quase 80% no 3º trimestre

Category : , , 0

O grupo Randon, fabricante de implementos rodoviários com sede em Caxias do Sul (RS), encerrou o terceiro trimestre com retração de 79,5% no lucro líquido ante o mesmo período de 2011, obtendo R$ 12,9 milhões.
O resultado foi influenciado pela redução dos volumes de produção nas principais linhas e com a retração da margem bruta e do lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda).
Pressionado pela “menor produtividade e eficiência fabril, já que o nível de atividade ainda não recuperou seus patamares regulares”, pela contração das vendas em setembro e pela indenização referente à rescisão contratual com um distribuidor, o Ebitda caiu 41,6% ante o terceiro trimestre de 2011, para R$ 79,4 milhões.
Os volumes de vendas tiveram baixa de 16,5% na linha de reboques e semirreboques no terceiro trimestre, para 5.480 unidades, de 10,3% no segmento de materiais de fricção, para 8,2 mil toneladas, de 30,9% em freios, para 203,7 mil unidades, e de 44,5% em sistemas de suspensão e rodagem, para 84,8 mil unidades. Em contrapartida, houve alta de 41,2% na linha de vagões ferroviários, para 120 unidades, e de 44,5% no segmento de fundidos, para 5,9 mil toneladas.

PRF inicia operação de feriadão e restringe tráfego de caminhões

14 de novembro de 2012 Category : , 0

A Polícia Rodoviária Federal realiza no período de 00h de 14/11 a 24h de 18/11 a Operação Proclamação da República. Serão colocados 170 policiais que já atuam na fiscalização em regime de escala, acrescidos de 20 policiais. Serão utilizadas 35 viaturas, 15 etilômetros e um radar.
Durante a operação Corpus Christi que, ocorreu de forma semelhante de quarta a domingo, foram registrados 53 acidentes, 36 feridos e 06 mortes.
A PRF alerta para o cuidado em relação às curvas que apresentam angulação bastante fechada, dificultando o traçado quando contornado em velocidade excessiva, podendo levar à perda do controle do veículo, provocando acidente.
Atenção, portanto, à Curva da Raposa, no município de Altos, Volta da Jurema em Piracuruca e curvas sobre o Rio Piranji, todas na BR 343, acesso ao litoral. 

PRF reforça fiscalização durante Operação Proclamação da República

13 de novembro de 2012 Category : , 0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a partir da zero hora de quarta-feira (14) a Operação Proclamação da República, que encerrará às 24h de domingo (18). O objetivo da operação consiste em implementar reforço no policiamento e na fiscalização, visando a prevenção de acidentes e manutenção da segurança nas rodovias federais.
Durante a operação, haverá esquema especial de policiamento. Para aumentar a segurança e reprimir abusos, a PRF implementará escalas de revezamento especiais. Nos pontos considerados críticos, o policiamento será ainda mais rigoroso, principalmente perímetros urbanos e trechos de serra.
Ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, não utilização do cinto de segurança, casos de embriaguez ao volante, entre outras infrações potenciais causadoras de acidentes graves serão combatidas com rigor pelas equipes de plantão, em mais de 5 mil quilômetros de rodovias federais
de Mato Grosso. 

Serra Rio-Petrópolis terá restrição a caminhões

Category : , 0

A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro está elaborando uma portaria, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que restringe a circulação de veículos de carga, com dois ou mais eixos, às sextas-feiras e vésperas de feriados, das 16h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. A medida deve vigorar ainda este ano.
A ANTT informou que a restrição ao tráfego de caminhões é uma das alternativas para a melhoria do tráfego na região. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que a restrição é uma medida paliativa até a duplicação. “A geometria da estrada é muito antiga, e os caminhões duplicaram de tamanho. Os veículos não conseguem fazer a curva e acabam ocupando as duas pistas. Além de provocar retenções, são inúmeros acidentes. Como não há possibilidade imediata de fazer a duplicação, faremos como São Paulo e outros lugares do mundo. É o uso mais racional da rodovia”, disse Júlio Lopes.

Scania e MAN vão operar separadas

12 de novembro de 2012 Category : , , , 0

O grupo alemão Volkswagen levou anos para concluir o processo de aquisição de ações e ganhar participação majoritária em dois importantes fabricantes de caminhões e ônibus da Europa – a sueca Scania e a alemã MAN.
A partir de agora, porém, a busca da unificação de processos entre ambos ganha ritmo acelerado e alinha-se à estratégia de tornar-se o maior produtor de veículos do mundo.
Dois meses depois de assumir a presidência mundial da Scania, Martin Lundstedt veio ao Brasil esta semana para participar de reuniões estratégicas. Segundo ele, não está previsto nenhum tipo de integração entre MAN e Scania. “Muitas pessoas falam sobre integração, mas as duas marcas continuarão a atuar completamente separadas e concorrentes”, diz.
Com Scania e MAN, o grupo Volkswagen ganha fôlego na meta de conseguir, até 2018, roubar da General Motors o posto de líder mundial. Segundo Lundstedt, o processo de colaboração entre as marcas se dará em áreas de pesquisa, que envolvem altos custos, e compras de certos componentes, como eixos.

Novo regime automotivo está nos planos da Mercedes-Benz, mas nacionalização do Actros seguirá cronograma

Category : , , 0

No início de outubro, o Governo Federal anunciou as novas diretrizes do regime automotivo, que vigorará até 2017. Apesar do foco em automóveis de passeio, as indústrias de veículos comerciais também estão contempladas com as novas medidas. Entre os pontos do novo regime está prevista a adoção de incentivos para as empresas que apresentarem projetos e investimentos no Brasil.
Para o setor de caminhões, esta medida chegou logo após uma transição tecnológica. A adoção do Euro 5 para o pós-tratamento dos gases nocivos à atmosfera já é uma realidade. No entanto, isso não significa que as fabricantes de veículos comerciais pesados não possuam planos para o futuro próximo.
Dona de um importante centro de referência em pesquisa e desenvolvimento, o CDT de São Bernardo do Campo (clique aqui e conheça mais sobre as instalações), a Mercedes-Benz planeja sua inserção no novo regime automotivo. “A Mercedes participará do regime automotivo dando continuidade ao trabalho de investimento em pesquisa e desenvolvimento e em engenharia, como é um dos requisitos do regime automotivo”, afirmou Luiz Carlos de Moraes, diretor de relações institucionais da Mercedes-Benz.

Fretes podem subir até 28% no próximo ano

Category : 0

Os valores para transportar mercadorias por rodovia devem subir até 28% em 2013, movidos por questões como a regulamentação da profissão de motorista, que diminuirá a produtividade das empresas, e o aumento do preço do combustível, que incrementará os custos, de acordo com profissionais da área. O movimento dá sequência à alta de preços que já vem sendo sentida há alguns meses, sendo que empresas logísticas chegaram a elevar até 30% o valor cobrado por seus serviços entre agosto e outubro deste ano. O custo logístico já compromete, em média, 13,1% da receita das empresas brasileiras, de acordo com recente estudo da Fundação Dom Cabral.
Para Eduardo Marques, gerente da JCL Logística, a grande demanda nas maiores transportadoras colabora para o aumento dos preços. "A economia cresceu muito e as transportadoras de grande porte estão abarrotadas de cargas. As empresas que se dedicam preferencialmente ao setor estão aproveitando o momento", comenta.
O executivo aponta algumas dificuldades, como as horas ociosas dos veículos. "Perde-se muito tempo para carregar e muito tempo para descarregar; como a economia está bombando, este tempo é dinheiro e alguém tem que pagar por isso", diz Marques.

Caminhões Agrale conquistam prêmio Brasil Design Award

Category : , 0

O projeto da linha 2012 de caminhões Agrale, desenvolvido em parceria com a Questto|Nó, conquistou o Prêmio Brasil Design Award, na categoria Produto Transporte, durante a 5ª Edição da Brasil Design Week. A premiação, realizada no dia 7 de novembro, aconteceu durante a HSM ExpoManagement, maior evento de gestão da América Latina, que recebeu mais de 15 mil visitantes.
Promovido pela ABEDESIGN e realizado pelo Centro Brasil Design, o Brasil Design Award distingue os trabalhos brasileiros que acumularam o maior número de premiações de design, nacionais e internacionais, neste ano. O prêmio reconhece projetos na área de design de produto e design gráfico, além de personalidades do setor e de entidades dedicadas à promoção da categoria no País.
O projeto da linha 2012 de caminhões Agrale foi reconhecido por destacar as inovações tecnológicas, o visual marcante e arrojado dos modelos da marca, e o seu interior, mais ergonômico e confortável para o motorista. As quatro premiações recebidas em menos de um ano de seu lançamento foram - Prêmio iF Design Award, na Europa, Prêmio IDEA (International Design Excellence Awards), nos Estados Unidos, e no Brasil; Prêmio Design MCB, do Museu da Casa Brasileira, e Prêmio Ouro IDEA/Brasil, na categoria Transportes.

Scania entrega articulado de 23m, o maior da marca em atividade no País

Category : , , 0

A Scania entrega nesta quinta-feira (8) à operadora Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate) cinco ônibus que fazem parte de suas novas soluções para o transporte urbano. O lote contempla quatro modelos de 15 metros, o único chassi com essa configuração no País, e um articulado de 23 metros, que passa a ser o maior da marca em atividade no território nacional. O Rio Grande do Sul torna-se o segundo Estado, depois de São Paulo, a receber as alternativas Scania com as configurações de 15m para o transporte sobre rodas de passageiros.
Os modelos estão renovando e ampliando a frota da Visate, uma empresa que preza pela alta tecnologia em seus produtos e atualmente perfila cerca de 350 ônibus. Os veículos de 15m começam a rodar no fim de novembro e o maior articulado Scania no Brasil já trabalha há um mês pelas ruas de Caxias.
"A inédita versão de 23m foi um pedido do operador. A marca mostra mais uma vez sua capacidade de fornecer soluções de acordo com a necessidade do cliente", afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. Ele observa que a Visate "é um ícone de Caxias do Sul" e essa venda propicia à Scania quebrar a hegemonia da concorrência na operadora gaúcha. "Estamos expandindo as fronteiras do chassi 15 metros pelo Brasil, depois do sucesso paulista. Novas localidades estão descobrindo todas as vantagens e seu eficiente e rentável custo-benefício."

Totti supera largada dos boxes, vence em Curitiba e é o oitavo campeão brasileiro de Fórmula Truck

Category : , 0

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck já tem seu título definido. A conquista do paranaense Leandro Totti, neste domingo (11), coroou uma das provas mais acirradas da história da categoria. Largando dos boxes, depois de todos os adversários, o piloto da ABF Racing Team venceu o GP Crystal, nona e penúltima etapa, o Autódromo Internacional de Curitiba. Foi sua quinta vitória na temporada, a nona na carreira iniciada em 2003.
Totti deixa Curitiba com 45 pontos de vantagem sobre Felipe Giaffone, com 32 sendo possíveis na última etapa, marcada para dia 9 de dezembro em Brasília. O paulista da RM Competições, que levou seu MAN-Volkswagen ao terceiro lugar, assegurou também o vice-campeonato, já que abriu 34 pontos sobre o pernambucano Beto Monteiro, terceiro na pontuação, que não pontuou em Curitiba por conta de um acidente na primeira volta da corrida.
O paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, liderou o maior número de voltas da corrida e terminou em segundo lugar. A MAN-Volkswagen levou dois de seus pilotos ao pódio – além de Giaffone, a marca pontuou com André Marques, em quarto. Valmir “Hisgué” Benavides, da Scuderia Iveco, completou o grupo dos cinco primeiros colocados na corrida, marcada por três intervenções do Pace Truck, uma delas programada.

Quem disse que um caminhão não pode ser bonito?

9 de novembro de 2012 Category : , , 0

A Scania está sempre em evidência quando o tema é o universo dos veículos comerciais, pois ela é uma das que está à frente quando se trata de inovação.
Isso tem chamado a atenção de fãs da marca em todo mundo. Não por acaso, está circulando na internet e nas mídias sociais imagens de um caminhão que leva nome e possui desenho parecidos aos dos modelos da marca, no entanto, não se trata do genuíno sueco.
Pirataria no mundo automotivo? Não, apenas uma declaração de amor vinda quase do Oriente.
Levent Tuna, de 24 anos, é um artista nato, mas que se formou em design pela Universidade Sinan de Belas Artes, em Istambul, capital da Turquia. 
Após cumprir suas obrigações com o exército, o artista e fã da Scania começou a desenvolver design para móveis. O jovem, durante o seu período na universidade, chamou a atenção dos professores e dos colegas porque desenvolveu diversos projetos de atrair a atenção de muitos profissionais da área automotiva. Desenhou conceitos para carro esporte a veículos comerciais. 

Caminhões: Mercedes-Benz recupera espaço no ranking de vendas

Category : , , , , , , , 0

A Mercedes-Benz parece ter acertado na estratégia para o Proconve P7 (ou Euro 5), legislação de emissões que entrou em vigor no início de 2012 e tornou os caminhões mais caros. A empresa conseguiu este ano recuperar parte do espaço perdido em 2011. Enquanto o mercado do segmento sofreu retração de 20,8% entre janeiro e outubro, para 113,9 mil unidades, as vendas de veículos da marca tiveram queda menor, de 18,7%, para 28,8 mil emplacamentos. 
Com isso, a marca alemã ganhou quase 0,9 ponto porcentual de participação e respondeu por 25,6% das vendas. A montadora se manteve em segundo lugar no ranking, ainda atrás da MAN, que vende modelos Volkswagen e MAN, mas mais perto de alcançar a meta de voltar a ser líder em 2015. Ao lado da Volvo e da Scania, a Mercedes-Benz integrou o grupo de montadoras que mais vendeu modelos Euro 5. Entre as linhas da marca, a que teve melhor desempenho foi a de leves, Accelo, com redução de apenas 3,2% nas vendas. 
A líder entre as fabricantes de caminhões, MAN, também teve performance positiva, fortalecendo sua posição com ganho de 0,3 ponto de market share no ano, para 30,1%. As vendas da companhia somaram 33,9 mil unidades entre janeiro e outubro, com retração de 20,6% em relação ao mesmo intervalo de 2011 - quase em linha com o desempenho médio do mercado. Os caminhões semileves e leves Delivery seguraram o resultado negativo do período. A linha de pesados Constellation também teve resultados melhores do que o do mercado total. 

Caminhão usado: Ford Cargo 815

Category : , , , 0

Saiu de linha para dar lugar ao Cargo 816, mas não das ruas. Vira e mexe, algum Ford 815 cruza o caminho, transportando cargas mais leves ou guinchando algum carro que precisou de uma ajudinha. Essa versão do Cargo está presente em muitas revendas independentes e concessionárias justamente por causa de sua boa aceitação e de seu valor mais acessível, na faixa de R$ 70 000. A confiabilidade do trem de força, com motor Cummins e transmissão Eaton, são fatores que garantem uma vida mais longa ao Cargo.
“O comércio do Ford 815 é muito bom. Apesar de a manutenção ser um pouco complicada, quando falamos de motor, que é caro”, comenta Luciano Oliveira, do setor de compras da Ravel Caminhões, de Curitiba, PR. “Mas por ser simples a sua operação e ser um veículo fácil de manobrar – graças à cabine pequena, frontal, fácil de estacionar, o Cargo 815 está na lista dos procurados”, opina. 
E procurado para as mais diversas operações, já que pode ser uma opção para trafegar nas regiões urbanas, cujas restrições impostas impendem caminhões de grande porte circular. 

DAF é líder no segmento cavalo-mecânico

Category : , , 0

A DAF conquistou a liderança do setor de caminhões na Europa na configuração cavalo-mecânico com, 19% de participação de mercado, declarou Harrie Schippers, presidente da DAF. O lançamento do novo modelo XF fortalece a posição da DAF como a principal fornecedora de soluções integradas de transporte. "Espera-se que esses investimentos em produtos aprimorem ainda mais a participação da DAF no mercado europeu de caminhões”, acrescentou. 
A estimativa para os registros no setor em 2012, no mercado mencionado acima, de caminhões acima de 16 toneladas é de 215 mil a 225 mil unidades. Já se prevê que os registros na indústria de caminhões em 2013 ficarão na faixa de 210 mil a 250 mil unidades, pois alguns clientes deverão adquirir veículos Euro 5 antes da introdução das exigências relativas às emissões do Euro 6, em 2014.
FONTE: Transpoonline 

Maior capacidade de carga da categoria faz do novo “Mercedinho” uma ótima escolha

8 de novembro de 2012 Category : 0

O transporte de cargas no Brasil está mudando. As inúmeras restrições ao tráfego de caminhões nas grandes cidades do País forçaram a explosão de um novo setor na logística das empresas. Com os VUCs, o mercado ganhou um dinamismo diferente. No entanto, a capacidade de carga ainda é importante. E esta á a maior qualidade do Accelo 815, o novo “Mercedinho”.
Com este lançamento, a Mercedes-Benz se tornou a fabricante com o maior VUC do segmento. É possível levar até três vezes mais carga que as vans orientais em peso e até duas vezes mais em volume de carga. Tudo isso graças ao modelo 1016, que possui PBT de 9.600 kg, com 6.300 kg de capacidade de carga. Os 6,134 metros de comprimento do 1016 ainda estão dentro dos 6,30 metros de comprimento e 2,20 metros de largura permitidos para que um veículo seja considerado um VUC.
A equipe do Brasil Caminhoneiro teve a oportunidade de andar com este novo caminhão. Testamos o modelo Accelo 815 no bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

ANTT prorroga prazo para regularização de registros RNTRC suspensos

Category : , 0

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou esta semana um comunicado no qual determina a prorrogação do prazo para regularização do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) das empresas que não têm o transporte como atividade principal no Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), junto à Receita Federal, para o dia 25 de novembro.
Segundo a agência, o prazo maior foi concedido às empresa que quiserem incluir o transporte em sua atividade principal e, assim, regularizar seu cadastro, cumprindo as exigências do RNTRC e atendendo à Resolução nº 3.056.
No site da ANTT há um documento disponível com os registros que estão atualmente suspensos, com necessidade de regularização. Clique aqui para acessar a lista dos RNTRCs suspensos. As empresas que tiverem seu registro nesta lista deverão cumprir o prazo até o dia 25 deste mês para regularizar seu cadastro. Existem, na lista fornecida pela ANTT, cerca de 14.700 registros suspensos.
O procedimento para a regularização do RNTRC paras as empresas com cadastro suspenso por divergência do CNAE foi publicado pela ANTT e inclui a apresentação do cartão de CNPJ atualizado da matriz ou de uma filial, desde que o transporte rodoviário de cargas conste como atividade principal no cadastro da empresa junto à Receita Federal.

Ford lança versão 2012 da Transit com novo motor turbo de 125 cv

Category : , , 0

Uma nova opção de van chegou ao mercado. A Ford iniciou as vendas da Transit 2012, com novo motor turbo. Este e outros aprimoramentos aumentaram a eficiência e economia da família de comerciais leves. Entre outros itens de série, a linha já vem equipada com controle de estabilidade, freios ABS, airbag do motorista e travamento automático das portas.
O novo motor Duratorq 2.2 da Transit tem emissões reduzidas, dentro do padrão Proconve L6, e também ficou mais forte e econômico. Ele gera 125 cv (a 3.500 rpm), um ganho de 10 cv, e elevou o torque para 350 Nm (a 2.000 rpm), com 40 Nm adicionais.
“Com isso, o desempenho da Transit que já era bom ficou ainda melhor, transmitindo agilidade e segurança com lotação parcial ou completa. Ela avança também na economia operacional e reforça as suas vantagens para o frotista”, diz Marcel Bueno, supervisor de Produto da Ford.

Anel Rodoviário de Minas terá faixa exclusiva para caminhões

Category : , , 0

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas (DER-MG) estudam criar uma barreira física para isolar os caminhões na faixa da direita do Anel Rodoviário, no entorno de Belo Horizonte.
A medida faz parte de uma lista de seis intervenções de emergência para a rodovia, orçadas em R$ 60 milhões, que são uma tentativa de minimizar os riscos de acidentes até que a revitalização do Anel saia do papel. O estudo foi concluído no mês passado por técnicos dos dois órgãos e depende agora de aprovação do Dnit.
As intervenções se concentram no ponto mais crítico da via, entre os KM 0 e 7, do bairro Olhos D’Água ao Betânia, ambos na região Oeste da capital mineira. Mas, segundo a assessoria do Dnit, ainda não é possível informar os trechos exatos que sofrerão as alterações. A expectativa é que as ações sejam colocadas em prática antes da conclusão do projeto executivo de revitalização dos 27 km do Anel, previsto para o início de 2014.

Novo radar para caminhões e ônibus na Rodovia dos Imigrantes começa a multar na segunda

Category : , 0

Caminhões e ônibus que utilizam a Rodovia dos Imigrantes precisam redobrar a atenção na pista. A partir da próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, um novo radar passa a autuar veículos comerciais que circularem pela faixa esquerda da rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. O equipamento já está instalado no trecho de serra, no km 52,6, sentido capital.
A multa para quem for flagrado é de R$ 85,12, com quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). De acordo com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), o tráfego de ônibus e caminhões pela faixa da esquerda prejudica a fluidez do tráfego e aumenta o risco de acidentes.
Este é o segundo radar do tipo instalado na via. O primeiro, localizado no km 48 da Pista Norte, fez cair o número de acidentes na rodovia. De março a setembro, o trecho entre os kms 48 e 50 teve queda de 23% no total de ocorrências e de 85% nos episódios envolvendo veículos comerciais.

Navistar inaugura centro de teste de caminhões International no Brasil

7 de novembro de 2012 Category : , , 0

A Navistar South America inaugura seu primeiro centro de teste de veículos no país, o Jaguariúna Tech Center (JTC). Localizado em Jaguariúna – a 140 km da capital paulista –, o espaço foi criado para construir protótipos e realizar testes de caminhões da marca International. O investimento inicial para viabilizar o projeto foi de U$ 800 mil e, neste ano, mais U$ 200 mil foram destinados para a construção, aquisição e instalação de equipamentos no centro de teste. Nos próximos cinco anos, a empresa prevê investir mais U$ 1 milhão no JTC.
O projeto foi idealizado pela equipe brasileira de engenharia, que adequou processos utilizados pela matriz da Navistar, nos Estados Unidos, onde a empresa é referência nesta área para adequa-los as necessidades especificas do mercado brasileiro.
As novidades da International Caminhões para o Brasil incluem a nomeação do presidente da operação. Guilherme Ebeling é agora o executivo responsável pela gestão dos negócios de caminhões International na região, respondendo diretamente para Waldey Sanchez, presidente e CEO da Navistar South America.

Novo Actros da Mercedes-Benz tem design premiado na Alemanha

Category : , , , 0

Parece que o novo Mercedes-Benz Actros caiu no gosto dos especialistas do setor. Somente este ano, o caminhão conquistou cinco prêmios. Atualmente levou o  prêmio alemão de design na categoria “Transporte e Espaço Público” e o prêmio “Foco no Ouro 2012” do Centro de Design de Stuttgart.
“Estamos muito orgulhosos em receber prêmios tão cobiçados como estes. Isso reforça a imagem e o design que trouxemos para o novo Actros”, ressalta Kai Sieber, diretor de design de veículos comerciais da Mercedes-Benz.
O Prêmio alemão de design é realizado por um júri de 30 membros do Conselho de Design. O quadro de juízes deste ano avaliou cerca de 1.500 inscrições. O novo Actros ganhou o prêmio na categoria “Transporte e Espaço Público”.

MAN entrega mil caminhões no Mais Alimentos

Category : , , 0

Um modelo leve VW Delivery 9.160 Advantech (Euro 5), entregue esta semana ao agricultor Sérgio Bridi, de Santa Tereza, no interior do Espírito Santo, foi o milésimo caminhão vendido pela MAN Latin America dentro do programa Mais Alimentos, que conta com linha de financiamento subsidiada do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado a produtores rurais familiares que precisam investir em máquinas e novos equipamentos para sua propriedade. 
Os caminhões leves Volkswagen cadastrados no Mais Alimentos são oferecidos com desconto e têm um ano de garantia sem limite de quilometragem, mais doze meses adicionais para o trem-de-força (motor, caixa de câmbio e diferencial). No programa, o agricultor familiar escolhe o veículo credenciado e pode financiar a compra com juros de 2% ao ano e prazo de até dez anos, com carência de até três anos para iniciar o pagamento. 
A MAN participa do Mais Alimentos desde janeiro de 2010 e oferece os caminhões leves da linha VW Delivery 5.150, 8.160 e 9.160, todos atualmente equipados com motorização Euro 5.

Vendas de caminhões voltam a crescer

6 de novembro de 2012 Category : , , , , , , 0

O mercado de caminhões reage e volta a crescer. Segundo dados do Renavam, 12 592 unidades foram emplacadas no mês de outubro, 1 131 caminhões a mais do no mês de setembro. O número real de vendas foi bem maior e deverá aparecer nas estatísticas de emplacamentos dos dois próximos meses, já que há um intervalo de tempo entre a venda e o implacamento.
A MAN (Volkswagen Caminhões e Ônibus) se manteve na liderança com participação de 25,1%, seguida da Mercedes-Benz (24%), Volvo (16,2%), Ford (13,4%), Scania (11,2%) e Iveco (7,4%).
Esse crescimento é reflexo da redução da taxa de juros do Finame de 5,5% para 2,5% ao ano, o que incentivou muitos transportadores trocar o seu caminhão por um mais novo ou até mesmo a ampliar a frota. 
Essa taxa de juros estará nesse patamar até o final de dezembro quando poderá voltar aos 5,5%. Porém, o comprador que conseguir a aprovação do crédito até o final do ano tem ainda 90 dias para realizar concretizar a compra. A taxa promocional também é válida para implementos rodoviários e ônibus.

PACCAR divulga resultados do terceiro trimestre e vislumbra possibilidades do mercado brasileiro

Category : , 0

A PACCAR divulgou os resultados trimestrais e renda líquida para o terceiro trimestre de 2012. No período, a empresa teve ganhos de U$ 233,6 milhões (R$ 475,5 milhões), em comparação aos U$ 281,6 milhões (R$ 573,2 milhões) do terceiro trimestre do ano passado. As vendas líquidas e as receitas de serviços financeiros do terceiro trimestre foram U$ 3,82 bilhões (R$ 7,7 bilhões), em comparação com os U$ 4,26 bilhões (R$ 8,6 bilhões) de 2011.
Para os primeiros nove meses de 2012, a PACCAR relatou uma receita líquida de U$ 858,1 milhões (R$ 1,74 bilhão), um aumento de 20% em comparação ao mesmo período de 2011. As vendas líquidas e as receitas derivadas de serviços financeiros nos primeiros nove meses de 2012 foram U$ 13,05 bilhões (R$ 26,5 bilhões), uma alta de 13% em comparação com o ano passado.

Curitiba recebe a Fórmula Truck para etapa que pode definir campeão de 2012

Category : 0

A temporada de 2012 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá um momento decisivo neste domingo, dia 11, com o Grande Prêmio Crystal, nona e penúltima etapa. A corrida no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais (PR), poderá definir a disputa pelo título, dada a vantagem de 39 pontos com que o líder Leandro Totti abre a disputa no Paraná. Felipe Giaffone e Beto Monteiro são os únicos que podem impedir seu título.
Totti sairá de Curitiba com seu segundo título em 2012 – já conquistou o Sul-Americano, composto por quatro das 10 etapas do calendário – se finalizar o GP Crystal ao menos 32 pontos à frente de Giaffone e Monteiro. Terá o título, por exemplo, mesmo que Giaffone conquiste a pole, seja líder no momento da intervenção programada do Pace Truck e vença, desde que esteja em segundo lugar nesses dois momentos e estabeleça a volta mais rápida da corrida.

Mercado de ônibus reage

Category : , 0

A venda de 310 unidades de ônibus pela Mercedes-Benz do Brasil, 270 deles para o Grupo Belarmino, indica que o setor de ônibus começa a retomar seu ritmo normal de vendas após o efeito Euro V que praticamente congelou as vendas no primeiro semestre deste ano.  O novo lote de venda é todo de modelos com tecnologia BlueTec 5, com motores mais econômicos e ecológicos, padrão que começou a ser produzido em janeiro deste ano por determinação do Proconve P7. 
Boa parte dos modelos será aplicada no transporte urbano, intermunicipal, fretamento e turismo nas regiões paulistas de Campinas e Bragança Paulista. Os outros 40 ônibus são do tipo articulados (chassi 500 MA), que vão receber carroçaria Comil Doppio e são destinados ao sistema BRT das cidades de Campinas e Sumaré. 

Transporte e logística são maiores entraves ao crescimento

5 de novembro de 2012 Category : 0

O Brasil disputa com a Grã-Bretanha o 6º lugar entre as maiores potências econômicas do mundo, não por causa de sua logística, mas apesar dela. Foi com essa avaliação que o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), abriu o Seminário de Gestão de Transporte e Logística, que discute os principais desafios do setor de transporte de carga no País.
Para Pitiman, o transporte e a logística são os principais gargalos para o desenvolvimento do Brasil e encarecem nossos produtos. Ele cita como exemplo a agricultura brasileira, que teve um grande avanço tecnológico nos últimos anos e a um custo competitivo, mas esbarra no transporte do produto final.
De acordo com o deputado, quando é necessário transportar os produtos “até o porto ou a casa do consumidor, o custo acaba ficando muito caro, e isso dificulta a competitividade do Brasil no restante do mundo”.