Facchini

Randon New R

Em 30 anos, Mercedes-Benz já capacitou 200 mil motoristas no Brasil

A Mercedes-Benz já acumula 30 anos dos programas de treinamento voltados a empresas de transporte. Desde 1982, foram mais de 200.000 motoristas e monitores treinados, sendo 6.000 profissionais somente em 2012.
“Temos o compromisso com a formação dos motoristas, contribuindo para que eles aproveitem todo o potencial de seus veículos no dia-a-dia de trabalho e ainda possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil.
As atividades de treinamento, que, além de clientes, também atendem às equipes dos concessionários e da própria fábrica, são coordenadas pela área Global Training, localizada na planta da Mercedes-Benz do Brasil em Campinas (SP) e com unidades em Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Além dos recursos próprios a montadora utiliza centros de treinamento homologados, instalados junto aos concessionários da marca em Taboão da Serra (SP), Nova Iguaçu (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Belém (PA).
Somam-se ainda a estrutura de capacitação, as Unidades Volantes de Treinamento e as diversas parcerias da Mercedes-Benz com o SEST/SENAT, o que inclui a cessão de caminhões para atividades práticas.
A área Global Training da Mercedes-Benz do Brasil oferece o curso: Técnicas de Operação, que tem duração de 8 horas (módulo básico) ou 16 horas (avançado).
Criado inicialmente para abordar a condução econômica, esse treinamento foi aprimorado ao longo dos anos. Hoje, abrange também a maior durabilidade de agregados, como câmbio e embreagem, e especialmente a melhor utilização das informações fornecidas pelo veículo, como, por exemplo, pelo computador de bordo, disponível em alguns modelos de veículos.
O curso aborda também a preservação do meio ambiente, alertando os motoristas sobre a importância do seu desempenho na condução e manutenção de veículos para minimizar a emissão de poluentes.
A Mercedes-Benz também oferece aos frotistas o curso Formação de Monitores. Com duração de 5 dias, este treinamento aprofunda temas técnicos ligados a motor, câmbio, embreagem, eixos e transmissão, entre outros tópicos. Além disso, inclui um módulo sobre didática de treinamentos. Os participantes chegam a fazer apresentações filmadas, que são exibidas posteriormente aos alunos para avaliações quanto à postura e técnicas de treinamento.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA