Facchini

Terminal de contêineres da Santos Brasil bate recorde de movimentação

A Santos Brasil registrou recorde na velocidade de movimentação de contêineres no Tecon Santos (SP). Segundo a operadora, o recorde foi de 155 movimentos por hora (MPH) na operação do navio Maersk Lirquen.
O recorde anterior o terminal da empresa na margem esquerda do Porto de Santos (SP) era de 133 movimentos por hora, registrado em junho de 2012 na operação do navio Monte Cervantes.
A operação no Maersk Lirquen ocorreu entre as duas da manhã e às três e meia da tarde do dia 11 de janeiro, movimentando 1.983 contêineres e 108 movimentos de tampas em cerca de treze horas e meia de operação.

O Tecon Santos da Santos Brasil opera, em média, 100 navios de contêineres por mês e o indicador mensal de produtividade do terminal nos últimos 30 dias é de 81,42 MPH.
Segundo Caio Morel, diretor de operações da Santos Brasil, a média de produtividade mensal é o verdadeiro termômetro da consistência das operações. Ela indica qual a produtividade que, na média, todos os clientes puderam aferir. “É importante, entretanto, atingirmos produtividades excepcionais, como no caso do Maersk Lirquen e do Monte Cervantes, pois estas performances indicam que a produtividade média pode aumentar, além de proporcionar ao armador uma escala no porto de menor duração, permitindo, por exemplo, uma navegação em menor velocidade para a sua próxima escala. Isto reduz custo de combustível, que hoje pesa bastante para operadores marítimos”, destaca o executivo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA