Facchini

Plano de renovação de frota está em estudo


O governo federal estuda uma linha especial de financiamento que poderá beneficiar, em primeira mão, os caminhoneiros autônomos do Porto de Santos (SP). Caso o projeto se concretize, a categoria terá isenção de impostos para a compra de veículos especiais, adaptados a suas necessidades, e pagará em prazos longos.
A modelagem do chamado Plano Nacional de Renovação da Frota de Caminhões (RenovAr) ainda está em estudo. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) demonstrou apoio ao projeto, que começaria por Santos e depois se espalharia pelos demais portos brasileiros.

Representantes do MDIC estiveram no porto santista na semana passada para ver de perto a situação dos caminhões que circulam no local e atendem aos terminais. A pasta coordena um grupo técnico formado há duas semanas para tornar o projeto viável. A equipe reúne ainda representantes da Prefeitura de Santos, da Companhia Docas do Estado de SãoPaulo (Codesp), da Secretaria de Portos (SEP) e da Confederação Nacional dosTransportes (CNT).
Os dados levantados na visita irão subsidiar um plano de trabalho, que inclui a convocação, por exemplo, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco pode ser uma fonte de financiamento. 
FONTE: Web Pesados 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA