Facchini

Randon New R

Cummins apresenta prévia da Fenatran


Na prévia dos lançamentos para a Fenatran da Cummins, que aconteceu nesta quinta-feira, 22, em São Paulo, Luís Chaim, presidente de vendas e marketing da companhia, iniciou a apresentação dos novos produtos lembrando que no último encontro antes da feira de 2009, a fabricante mostrou a linha de motores apta a receber o Euro IV, normatização que acabou não entrando em vigor, entretanto após dois anos, em um quase déjà vu, a empresa apresenta os propulsores desenvolvidos para a tecnologia Euro V.

Para se chegar a uma nova linha de produtos com capacidade de cumprir com a exigência do Proconve P7, nova lei de emissões que começa a vigorar a partir de 2012, a Cummins realizou mais de 6,5 milhões de quilômetros de teste, 2,5 milhões somente no Brasil, em um total de avaliações que acumulou mais de 50 mil horas.
Durante a explanação sobre as vantagens do sistema escolhido, pelo Brasil, para o Euro V, o SCR (Selective Catalytic Reduction); Chaim afirmou que a tecnologia que será implantada nos veículos nacionais é 10% mais econômica que o EGR (outro tipo que estava em debate) e 10% mais potente, além de levar vantagem em termos de consumo em relação aos motores Euro III. “O mercado demanda mais potência e mais PBT (Peso Bruto Total), e com esta inovação terá isso”, ressaltou.
A desvantagem da inovação – o maior preço ao consumidor – foi amenizada por Luís Afonso Pasquotto, vice-presidente da empresa para a América Latina. “O custo adicional será pago ao longo dos anos com o menor gasto no consumo de combustível, que fica abaixo do Euro III”, declarou.
Com a utilização do SCR, a linha de motores da Cummins ganhou mais cilindradas e potência. O ISB4, por exemplo, passou dos 3,9 litros para 4,5 litros, o que fez com que o propulsor consiga atingir 210 cavalos frente aos 172 alcançados anteriormente, um aumento de 22%. O ISB6, por sua vez, terá 6,7 litros com o Euro V diante aos 5,9 litros apresentados atualmente, assim será possível que o equipamento desenvolva 304 cavalos de potência, um acréscimo de 11% aos atuais 274. 
Outros produtos adequados ao Euro V, da fabricante, são o ISL de 8,9 litros com uma potência 405 cavalos, 27% a mais que o motor oferecido hoje, o ISC de 8.3 de litros, com 324 litros, e o ISF 11 litros com até 440 cavalos. A empresa também disponibilizará no mercado nacional uma versão a gás do ISC, que será importada dos EUA.
A companhia pretende ainda marcar presença no nicho de mercado de motores mais leves como ISF 2.8 High Speed Diesel e o ISF 3.8 de quatro cilindros, que foram desenhados para atenderem picapes e comerciais leves, ônibus e caminhões (com até nove toneladas).
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA