Facchini

ABMP quer renovar caminhões nos Portos


A ABMP (Associação Brasileira dos Municípios Portuários) pretende diminuir a idade média dos caminhões que circulam pelos Portos do Brasil. Para isso, a entidade quer implantar o projeto RenovaAr (Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões), que foi desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Os primeiros passos para implantar o programa já foram dados; na semana passada houve uma reunião entre representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Sindicato dos Transportadores Autônomos da Baixada Santista, da CNT e da Secretaria de Portos para tratar do tema. No encontro ficou definido que será criado um grupo de trabalho responsável por desenvolver um projeto destinado às cidades portuárias, usando como base o documento da confederação.
João Paulo Papa, prefeito de Santos e presidente da ABMP, explicou que, no Brasil, o caminho natural de veículos antigos são os portos. “Está claro para todos que o fim do ciclo de vida desses caminhões é a atividade portuária por várias razões, inclusive por natureza de fiscalização e por conta do trajeto, pois são viagens curtas e que não dependem de estradas”, relatou. Um número que comprova isso é que, no Porto de Santos, 90% dos caminhões operando possuem idade média superior a 30 anos.
O programa RenovAr tem o objetivo de fazer a renovação da frota de caminhões nacionais por meio de ações como isenção tributária, criação de centros de reciclagem de veículos e a facilitação ao acesso a financiamentos para a troca de veículos. Atualmente, no Brasil, de acordo com a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), dentre os 1.537.701 caminhões em atividade, 46% pertencem a autônomos e possui idade média de 18,5 anos.
“Os caminhoneiros autônomos não têm acesso a crédito para renovação da frota. Então o governo precisa estabelecer condições especiais voltadas para esse público particular. O processo de renovação da frota está atrasado em pelo menos uns dez anos, e temos que correr atrás desse tempo. A meta é tentar fazer um esforço político para ser implantado com extrema urgência nas cidades com portos. Isso é fundamental”, ressalta Papa.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA