Facchini

Renault Trucks apresenta pesado 8x2/6

A gama de caminhões Premium Lander já oferecia um quatro eixos com tração total para betoneiras. A Renault Trucks colocou em cena um novo pesado com a configuração 8x2/6 de dupla direção e tandem traseiro composto por um grupo de diferencial clássico de simples redução e um quarto eixo direcional e um elevador para otimizar sua mobilidade e raio de giro.
Embora esse tipo de caminhão tenha entrado no mercado após o surgimento, em 1991, da legislação que alinhou peso e dimensões para o mercado europeu, a verdade é que esse veículo ainda é interessante para determinadas atividades, principalmente ligadas à construção. 
Em alguns países, como Holanda e Itália, esses caminhões mantêm sua capacidade de carga entre 38 e 40 toneladas. Na Espanha, seguindo as diretrizes de Bruxelas, o PBT dos 8x2 foi reduzida para 32 toneladas,  mas isso não é obstáculo para proporcionar uma capacidade de carga muito superior a dos 6x2 e um maior leque de aplicações.

Os atuais quatro eixos estão disponíveis nas configurações 8x4 e 8x2/6. Esta última permite ter um ou dois eixos principais, sendo que, no primeiro caso, o segundo eixo está localizado em uma posição mais atrás. No que diz respeito ao conjunto traseiro, a solução é semelhante em ambos os casos, com uma redução de diferenciais simples ou “cardillero” e um quarto eixo de controle hidráulico e em combinação com os eixos dianteiros.
Este Premium Lander é equipado com o motor Dxi11, da Volvo Powertrain, calibrado para uma potência máxima de 460 cv a 1 800 rpm.  Trata-se de um propulsor com tecnologia de vanguarda com cabeçote em monobloco e quatro válvulas por cilindro.

Pode vir equipado com o OptiBrake, que pode ser combinado com um retarder hidráulico, também opcional. Essas características tornam o modelo adequado para o segmento ao qual se dedica, além estar alinhado a Euro 5. 
Sua motorização está aliada a uma caixa de câmbio automatizada Optidriver+  de última geração, que inclui um software especialmente desenvolvido para caminhões de construção civil. O eixo diferencial é clássico da gama Premium de simples redução e com uma relação de 3,08:1, que se adapta perfeitamente à sua vocação voltada para a construção.
O Premium Lander 8x2/6 traz também uma carroceria especial  Palfinger, chamada  como “de gancho”, que serve para a manipulação e transporte de gavetas móveis e que pode se adaptar à manipulação de diversos tipos de mercadorias, incluindo resíduos sólidos ou sucatas.
O controle do sistema é hidráulico, com uma tomada de força para a caixa de câmbio que atua de forma bastante parecida a de um basculante, com funções complementares de “arrodillar” e de posicionar a caixa no chão para fazer a troca de carga. À direita do condutor, sobre o túnel do motor e na posição do câmbio, há um console com os controles para coordenar os movimentos da carroceria.
Na estrada, o Premium Lander 8x2/6 tem um comportamento impecável, graças ao conforto oferecido por sua caixa de câmbio Optidriver +. A resposta do motor é suave,  mas com eficiência., graças à inteligência dos sistemas eletrônicos do motor e da própria caixa automatizada.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA