Facchini

Randon New R

Conheça o supertruck DAF XF 105

Fora da Irlanda são poucos os que conhecem o esporte nacional do país, o “Hurling”, razão pela qual Gabriel Piggott, transportador de produtos refrigerados, nascido na cidade de Gort, no Condado de Galway, escolheu esse tema para ilustrar o seu mais novo Supertruck, um holandês DAF 105 XF.
Mas, para entender melhor esse jogo, vale uma rápida explicação. Um time de Hurling é composto por 15 integrantes, chamados de Hurleys. 
São utilizados bastões produzidos em madeira de freixo e os Hurleys jogam com uma bola de couro (do tamanho da bola de tênis) denominada Sliotar. O objetivo dos jogadores é acertar a bola com os bastões na baliza do time adversário. Este tipo de disputa se assemelha ao Hockey praticado na grama, porém, no caso do Hurling, o contato corporal dos atletas é mais comum. 
No jogo irlandês é estritamente proibido acertar o bastão no time adversário, estando assim os jogadores sujeitos a falta ou expulsão. O Hurling é considerado o jogo mais rápido do mundo na categoria de esporte coletivo.
E Gabriel Piggott, como muitos em seu país, é um fanático pelo Hurling e, além disso, gosta de preservar e divulgar as tradições, como é o caso dessa competição. 

E, por falar em tradição, a Transportadora Piggott há gerações é controlada pela família de mesmo nome. A sua história começa há mais de um século, quando fazia o transporte de animais, ovos e manteiga em carroças conduzidas por cavalos, por toda a Irlanda. Com a evolução industrial, a Piggott passou a utilizar caminhões, e, para fixá-la como uma empresa tradicional e uma das mais antigas do país, passou a pintar os veículos de uma única cor, uma espécie de azul metálico, que vem sendo usada ao longo de décadas pela transportadora. Certa vez, Gabriel resolveu modificar um desses caminhões, precisamente o DAF XF 105, que está na frota da Piggott já há alguns anos. Como esse é um dos modelos da companhia que faz viagens por toda a Europa, nada melhor utilizá-lo para divulgar o esporte de seu país. Na parte superior traseira do caminhão holandês encontra-se uma alusão aos primórdios do jogo, originado na cultura celta. Como contraponto, na parte inferior está apresentado o Hurling contemporâneo. 

Em volta de todo o caminhão observam-se as cenas nostálgicas da história do jogo, por meio de um retrato dos jogadores.
Por viajar muitos quilômetros pelo Velho Mundo, nada mais justo do que o DAF ser dotado de uma super Space Cab, uma das cabines mais espaçosas e aconchegantes produzidas em território europeu.
No entanto, esse caminhão, em particular, se destaca também por outro atributo: a temática da cabine. Os detalhes aplicados, agregados às tecnologias e ao conforto do habitáculo, renderam reconhecimento ao modelo. Por onde passa ele e seu time são identificados.
A pintura com spray foi realizada pelo artista holandês Willeke van Doorn. Foi na Holanda também que as chapas de aço que adornam o exterior do veí­culo foram montadas. Na Bélgica, contou com Noël Cornelissen na elaboração dos detalhes em seu interior, com equipamentos fornecidos pela empresa ADNO. Nos estofados em couro, o especialista trabalhou com os acessórios originais do jogo de Hurling. A frase “Ireland´s Finest” na lateral do DAF faz referência aos gloriosos personagens desse esporte ao tempo que faz referência com certeza ao poderoso motor do caminhão de 510 cv.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA