Facchini

Mercedes-Benz investe R$ 1,2 bilhão nas plantas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG)

De olho no bom momento do mercado de caminhões, a montadora Mercedes-Benz planeja expandir a projeção de vendas no Brasil com um investimento de R$ 1,2 bilhão. O dinheiro será destinado às operações das plantas de São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, e de Juiz de Fora, em Minas Gerais. De acordo com os executivos da empresa, o valor será distribuído seguindo as necessidades de cada uma das fábricas.
Na fábrica de São Bernardo do Campo, maior unidade fabril da marca fora da Alemanha, os investimentos devem resultar em um acréscimo de 10 mil veículos aos 65 mil já produzidos por ano.
Já em Juiz de Fora, os investimentos serão mais voltados para a produção do novo caminhão da marca no Brasil, o extrapesado Actros. “Não poderíamos destinar a cidade de São Bernardo a produção do Actros porque o espaço lá já é muito dividido com a montagem de ônibus e comerciais leves”, explica o vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz, Joachim Maier. “Hoje, caminhões pesados correspondem a 36% da venda total de caminhões, queremos ser liderança e referencia na produção e venda deste tipo de veículo”, ressalta.
O Actros já é comercializado em países europeus e vem sendo fabricado pela Alemanha e Turquia. Aqui no Brasil, nos dois primeiros meses de testes, 100 unidades do modelo já foram vendidas. A estimativa da Mercedes é de alcançar 1.500 entregas neste ano e chegar a 3 mil unidades em 2011.
“Em 2012 deverão ser vendidas de 10 a 15 mil unidades do novo veículo” afirma o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jurgen Ziegler. “Isso é só o começo. Com os investimentos a planta de Minas Gerais poderá produzir até 50 mil unidades do caminhão. Esperamos ter 44% da produção nacional até o fim do ano que vem, e em 2012 chegar a 60% de nacionalização”, diz o executivo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA