Facchini

Qualidade do diesel brasileiro melhora em abril


O índice de não-conformidade do diesel brasileiro em abril foi de 3,5%, o que representa queda de 33% em relação aos 5,2% registrados em março, de acordo com o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP. Foram analisadas, em todo o Brasil, 4.586 amostras de diesel, das quais 162 estavam fora dos padrões de qualidade estabelecidos pela Agência.
Os estados que apresentaram as reduções mais expressivas, na comparação dos meses de abril e março, foram: Bahia (de 9,2% para 1%), Espírito Santo (de 6,3% para 4,6%), Minas Gerais (de 9,4% para 6,7%), Rio de Janeiro (12,4% para 8%), Roraima (de 9,1% para 7,7%), São Paulo (de 6,8% para 4,1%), Pernambuco (de 1,7% para 1,3%), Rio Grande do Sul (2% para 1,5%) e Paraná (de 2,2% para 2,1%).
Com relação às críticas recentes de alguns segmentos do mercado sobre a qualidade do diesel vendido no país, é importante ressaltar que as não-conformidades relacionadas ao teor de biodiesel verificadas no Programa de Monitoramento da Qualidade dizem respeito, em sua maioria, às amostras que apresentaram teor de biodiesel abaixo do estabelecido em legislação. Essa constatação reforça o entendimento de que não haveria, em princípio, comprometimento do desempenho do combustível. Na verdade, o teor atual de biodiesel foi alcançado de forma gradativa e, por isso, entende-se que o comportamento do combustível com teores de biodiesel inferiores a 5% não compromete a aplicação do produto. A evolução do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel ocorreu exatamente com base nesse conhecimento adquirido ao longo do tempo.
O biodiesel produzido de acordo com as especificações estabelecidas pela ANP atende aos requisitos necessários ao uso em veículo automotivo. No entanto, algumas particularidades do biodiesel levam à necessidade da adoção de procedimentos de controle da qualidade no seu manuseio e armazenagem por todos os elos da cadeia de distribuição e revenda de combustíveis. A entrada do biodiesel vem sendo revestida de toda a atenção e cuidados necessários. Sob essa perspectiva, a ANP coordenou o grupo que elaborou a norma da ABNT: NBR 15512 que trata do armazenamento, transporte, abastecimento e controle da qualidade de biodiesel e/ou mistura de óleo diesel/biodiesel.
Passados mais de dois anos da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel, o conhecimento técnico sobre o produto mostra que os benefícios existem, mas devem ser dispensados maiores cuidados, não só ao biodiesel como também ao óleo diesel contendo biodiesel. Esse fato foi observado em reunião realizada recentemente no escritório central da Agência com os agentes do mercado, na qual destacou-se a importância da divulgação de boas práticas necessárias nas etapas de armazenagem, distribuição e revenda do combustível. A ANP vem atuando junto ao setor para que o produto disponível pelo mercado ao consumidor seja adequado ao uso.
FONTE: ANP


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA